O sol danifica mesmo os fios de cabelo? Um tricologista responde
Estaremos a fazer tudo o que podemos para proteger os cabelos, dos fios ao couro cabeludo, nos meses mais quentes do ano? Carlos Portinha, médico especialista em tricologia e diretor clínico do Grupo Insparya, esclarece as nossas dúvidas.

Tal como a pele, também o cabelo necessita de cuidados diferentes ao longo do ano. Seria de esperar que depois da primavera, o segundo maior período de queda de cabelo sazonal, a seguir ao outono, as temperaturas quentes dessem algum espaço para o couro cabeludo respirar e ficar mais forte, mas não.
Por sua vez, "o verão é a época do ano em que o nosso cabelo sofre mais", pois está exposto a uma infinidade de agressões externas que podem deteriorá-lo, explica Carlos Portinha, médico tricologista e diretor clínico do Grupo Insparya, à Máxima. Estas agressões deixam-no sem vida e sem brilho, mais fraco, seco e quebradiço, podendo levar à sua queda. "Por isso, é muito importante começar a cuidar dele desde já, a fim de fornecer os nutrientes necessários para que os nossos cabelos fiquem mais fortes e cheguem ao verão com saúde."
Mas afinal, quais são os efeitos do sol e do calor no cabelo?
Um dos maiores inimigos é, sem dúvida, a exposição elevada aos raios UVA. "Estamos cada vez mais conscientes da importância de aplicar proteção solar na pele para prevenir o envelhecimento e possíveis doenças, no entanto, às vezes, esquecemo-nos de proteger a cabeça, a área onde os raios solares nos atingem mais diretamente, causando potenciais queimaduras no couro cabeludo que podem gerar lesões precursoras de cancro maligno da pele e outras doenças de pele", avisa o especialista. Para proteger esta zona do corpo, recomenda-se pôr protetor solar no cabelo ou optar por usar um chapéu ou lenço quando na rua.


A par dos raios solares, a hidratação também tem um papel importante na saúde do cabelo: o aumento das temperaturas provoca uma grande desidratação dos fios, o que contribui, mais uma vez, para cabelos finos, fracos e quebradiços. Parte desta falta de hidratação é causada pela perda de líquidos através do suor, que depois se acumula no couro cabeludo e obstrui os poros, danificando-o. O segredo nestes casos está na hidratação regular com máscaras, óleos e champôs especiais para nutrir o cabelo e em evitar o aumento excessivo da temperatura interna.
Curiosamente, penteados ao alto, estilo rabo de cavalo, também são potenciais inimigos de um cabelo saudável, porque é no verão que as pessoas tendem a apanhá-lo com mais frequência. "Esse abuso de tranças, laços e afins leva à queda de cabelo, principalmente nas têmporas, conhecida como alopecia por tração. Para tentar evitá-lo, deve-se reduzir o uso de penteados agressivos, dispensar extensões, lacas, fixadores, minimizar o uso de secadores a temperaturas elevadas e tentar eliminar colorações agressivas. Também é fundamental desembaraçar o cabelo antes de pentear para evitar puxões e tentar alternar os penteados", explica o médico.

Saúde, Educação, Verão, Cabelo, Sol, Raios UVA, Perigos
O que esconde uma escova de cabelo? Erros que pode estar a cometer (e a forma certa de a lavar)
A limpeza de qualquer escova deve ser regular, porque o que ela acumula é muito mais do que fios de cabelo. Eis como.
Queda de cabelo: este é o tratamento certo para um resultado natural e imediato
Com resultados imediatos e de longa duração, este procedimento é a resposta para quem sofre com a perda de cabelo.
Um bom champô tem de fazer espuma? Este e outros mitos desvendados
Matt, hairstylist do cabeleireiro Lisbaeta, ajuda-nos a tirar a limpo, de uma vez por todas, os maiores mitos sobre os produtos capilares, dos seus ingredientes proibidos ao número de vezes que os devemos usar.
Afinal, quanto tempo tenho de estar ao sol para apanhar vitamina D suficiente?
Da forma correta de exposição solar aos problemas de saúde associados à deficiência de vitamina D no sangue, eis como tirar sempre o melhor partido dos raios solares, segundo um médico.
Os truques para salvar o cabelo após o verão - indicados por um especialista
Regressou de férias e o seu cabelo está uma massa seca, disforme e descolorada? João Batalha, o educador de cabelos da ghd Portugal, está aqui para nos ajudar a restaurar a saúde dos cabelos, e garantir que, nas próximas férias de verão, não fazemos as mesmas asneiras.
8 mitos e verdades sobre cabelos encaracolados
Vânia Rodrigues, medical manager, desmistifica algumas das possíveis ideias preconcebidas que temos sobre cabelos com este perfil.
Não posso apanhar sol? Mitos e cuidados sobre doentes oncológicos
As peles expostas a tratamentos contra o cancro, durante e após os mesmos, necessitam de proteção redobrada nos dias mais quentes do ano. Mas quais exatamente? A Máxima conversou com uma especialista sobre o tema.