Beleza / Tendências

O que esconde uma escova de cabelo? Erros que pode estar a cometer (e a forma certa de a lavar)

A limpeza de qualquer escova deve ser regular, porque o que ela acumula é muito mais do que fios de cabelo. Eis como.

Foto: iStock by Getty Images
04 de agosto de 2023 Ângela Mata
Quase todos nós usamos uma escova para pentear o cabelo diariamente. Agora, a dúvida está se a limpamos devidamente e com regularidade. Sim, porque saber lavar a escova de cabelo corretamente e com a frequência certa é essencial para evitar o desenvolvimento de bactérias e fungos na mesma, que depois afetam a saúde do couro cabeludo. 

As escovas de pentear são terreno fértil para bactérias, chegando a acumular mais cabelos do que um ralo do lavatório ou de uma banheira. De acordo com um estudo feito pela Universidade do Arizona, verificou-se que uma escova de cabelo de tamanho médio, bastante comum, abriga quase 3500 colónias de bactérias por polegada quadrada (cerca de 6,45 centímetros quadrados), graças à acumulação de células mortas da pele e produtos capilares persistentes. Acaba por ser um local confortável para micróbios.

Assim sendo, o não limpar a escova de cabelo pode levar à transmissão de germes e bactérias para o cabelo e couro cabeludo a partir dos resíduos que permanecem na mesma. As consequências disso são não só oleosidade, mas também uma aparência flácida e sem vida nos fios capilares. E isso, a longo prazo, pode causar irritação na pele.

O ideal é que os cabelos soltos que ficam neste essencial da rotina sejam removidos pelo menos três vezes por semana. A par disso, devemos fazer uma lavagem mais profunda, com água morna e champô suave, pelo menos de duas em duas semanas. Se os cabelos forem compridos, a frequência deve ser maior.

Um simples puxão nem sempre produz os melhores resultados para fazer sair os cabelos todos, por isso aqui ficam alguns truques

Primeiro, use um pente para levantar suavemente o cabelo acumulado das cerdas. Se os cabelos continuarem muito presos, utilize (com cuidado) uma tesoura para fazer alguns pequenos cortes no cabelo emaranhado.

A lavagem extra do utensílio de beleza deve ser sempre feita com água morna (à qual se pode adicionar bicarbonato de sódio ou vinagre branco). Aplicar uma pequena quantidade de champô numa escova de dentes também é um bom truque, e dessa forma esfregar até retirar a sujidade maior que está acumulada. No final, voltar a passar por água e deixá-la a secar com as cerdas viradas para baixo.
Saiba mais
Beleza, Saúde, Cabelos, Escova, Escova do cabelo, Limpeza, Bactérias
Leia também

A magia do hair stylist João Gaspar

No seu salão, em Lisboa, João Gaspar dedica-se a cada cliente de cada vez, e agora tem boas razões para o fazer ainda com mais personalização: as gamas Phyto são a grande novidade no seu cabeleireiro, em Lisboa.

As Mais Lidas