8 mitos e verdades sobre cabelos encaracolados
Vânia Rodrigues, medical manager, desmistifica algumas das possíveis ideias preconcebidas que temos sobre cabelos com este perfil.

A imprevisibilidade dos caracóis leva, muitas vezes, a que as mulheres com este tipo de cabelo o queiram domar, em vez de deixar a sua textura natural despertar. Porém, cuidar deste tipo de cabelo não precisa de ser uma dor de cabeça. Para o provar, Vânia Rodrigues, medical manager das marcas SVR e J.F. Lazartigue, esclarece alguns mitos.

Não necessariamente. É verdade que, ao longo da vida, os caracóis - a sua definição e formato - vão sofrendo alterações. É frequente uma cabeleira com canudos fartos passar a apresentar um ondulado completamente diferente. O oposto também poderá acontecer.

Na infância e adolescência, os cabelos são habitualmente mais fortes, abundantes e mais hidratados, uma vez que também não foram ainda sujeitos a procedimentos agressivos, como o calor excessivo, colorações, alisamentos ou outros. Com o passar dos anos, as sucessivas agressões externas vão danificando a fibra capilar. Também fatores internos, como a adoção de hábitos de vida pouco saudáveis, stress, doenças, alterações hormonais, como a gravidez, a idade e o surgimento dos cabelos brancos, além de algumas terapêuticas medicamentosas, poderão afetar a qualidade da fibra capilar, a densidade do cabelo e, consequentemente, a forma dos caracóis.
Parte das pessoas com caracóis não usa produtos adequados para o seu tipo de cabelo e, por isso, não tira o máximo partido da sua textura natural?
Existem muitos tipos de caracóis, do ondulado ao cacheado. É possível tirar partido da textura natural do cabelo encaracolado, começando por usar cosmética adequada e alguns truques que mantêm os caracóis bem definidos ao longo do dia. Esses cuidados vão desde a escolha do champô, máscara, um cuidado indutor de caracóis, a utilização de óleos secos, cuidados protetores do calor e do sol e também o tipo de secador. Normalmente, uma pessoa de cabelos encaracolados utiliza mais produtos cosméticos que alguém de cabelo liso. O cabelo, tal como a pele, reflete a boa alimentação, hidratação e até a prática de exercício físico.
Pentear o cabelo com uma escova faz com os caracóis percam definição?
Quem tem cabelos encaracolados não deve lavar os fios com tanta frequência para não retirar os seus óleos naturais, necessários para uns caracóis definidos?
Desde que se utilizem produtos cosméticos adequados, não há qualquer inconveniência em lavar o cabelo diariamente.
Pessoas com caracóis não precisam de usar o secador, basta deixarem o cabelo secar ao natural?
É possível secar o cabelo sem o difusor e ainda assim tirar o máximo partido da sua textura natural?
Sim, perfeitamente. Porém, deve-se secar o cabelo assim: após a aplicação do creme hidratante indutor de caracóis, virar a cabeça para baixo e começar por secar com o difusor na nuca fazendo movimentos com as mãos para formar os caracóis. Deve usar-se o difusor sempre de baixo para cima, o que permitirá formar caracóis mais definidos e soltos. Se não houver necessidade ou o hábito de lavar todos os dias (um cabelo aos caracóis dá muito trabalho!), é possível usar um spray que vai redefinir os caracóis e deixar o cabelo bonito por mais tempo sem necessidade de o lavar.
O cabelo encaracolado é sempre seco?
Os fios precisam de estar bem hidratados para não ficarem frizzados, mas sim encaracolados?
Sim, a boa hidratação é um dos truques para a beleza e definição de um cabelo com caracóis. A hidratação começa com a ingestão diária adequada de água e com alimentos saudáveis. De seguida, a escolha de cosméticos adequados e o mais naturais possível, começando com a escolha de um champô pouco agressivo, sem tensioativos e sem silicones e a escolha de uma máscara que aporte uma boa quantidade de nutrição e hidratação, ajudando a desembaraçar, são fundamentais. O uso de máscaras e/ou óleos como cuidado de noite, uma a duas vezes por semana, é uma mais-valia que contribui muito para o reforço dos cuidados hidratantes. Depois, e por fim, o uso de um creme hidratante finalizador que tenha propriedades hidratantes e sem silicones obstrutivos será a cereja no topo, no que diz respeito aos cuidados essenciais do cabelo com caracóis que se quer manter por muitos anos.

Beleza, Diversão, Caracóis, Cabelos encaracolados, Cabelo, Mitos, Hidratação, Frizz
Marie Drago, farmacêutica: "Não acredito em tipos de pele. Acredito mais num microbioma desequilibrado."
A fundadora da Gallinée fala sobre a importância de arriscar, a função do microbioma e suas bactérias e porque exageramos na higiene da pele.
Um bom champô tem de fazer espuma? Este e outros mitos desvendados
Matt, hairstylist do cabeleireiro Lisbaeta, ajuda-nos a tirar a limpo, de uma vez por todas, os maiores mitos sobre os produtos capilares, dos seus ingredientes proibidos ao número de vezes que os devemos usar.
Em Cannes, Nicole Kidman encomendou 40 garrafas Evian para tratar do cabelo
A atriz terá feito este extravagante pedido durante a sua estadia no Hotel Carlton, para ir a uma edição do Festival de Cinema de Cannes. Mas há uma explicação lógica.
O cabelo cresce mais conforme a lua? 8 verdades e mitos sobre cabelos explicados
Secar o cabelo de cabeça para baixo dá-lhe mais volume? E lavá-lo todos os dias faz mal? O óleo de moringa é mesmo o ingrediente secreto dos fios saudáveis e bonitos? Elsa Fragata, do cabeleireiro The Loft, em Lisboa, explica verdades e mitos sobre o tema.