Quem é a misteriosa Marta Ortega? De herdeira da Zara a presidente da Inditex
Há mais de uma década a trabalhar no império de Moda espanhol, a filha do bilionário Amancio Ortega assume oficialmente a presidência em abril de 2022.
A guerra, a pandemia e os mercados a meio gás atingiram os homens e mulheres mais ricos do mundo. Assim o diz a lista da revista Forbes deste ano, na qual estão listadas 26668 pessoas, menos 97 do que em 2021. Todos juntos, valem 12,7 "triliões" de dólares. O destaque português é Maria Fernanda Amorim, a única portuguesa a perfazer a lista, ocupando a 601ª posição.
Maria é viúva de Américo Amorim, grande empresário da cortiça, e em conjunto com as três filhas Marta, Luísa e Paula Amorim herdou a fortuna do marido, avaliada em 4,26 mil milhões de euros. De acordo com a Forbes, o património da mulher de 87 anos permaneceu em constante declínio até à atualidade. Diminui de 5,1 mil milhões de dólares em 2018 para 4,8 em 2019 e para 3,8 mil milhões em 2020, tendo recuperado em 2021, atingindo os 4,7 mil milhões.
Américo Amorim, que morreu em julho de 2017, dedicou a sua vida à empresa da família, a Corticeira Amorim - fundada em 1870 e líder mundial no setor – tendo também investindo na Galp Energia e na banca. Por isto, a sua viúva detém uma participação de 18,337% na Galp, cuja empresa é presidida desde 2016 pela filha mais velha, do casal. Paula, de 51 anos, tem dois filhos fruto da relação com Rui Alegre: Rui (23) e Francisca (19). Em 2020, a empresária, dona das lojas Fashion Clinic e fundadora da Amorim Luxury, e o atual marido, Miguel Guedes de Sousa, CEO da cadeia de restaurantes JNcQUOI, recorreram a uma barriga de aluguer nos Estados Unidos da América. O filho chama-se Manuel Américo.
A irmã "do meio", Marta, é a mais reservada de todas. Segundo este artigo de 2017, licenciou-se em gestão de empresas, estudou nos EUA e trabalhou no banco Santander em Nova Iorque. Substituiu Paula na presidência da Corticeira em 2020 e tem pelo menos dois filhos com Nuno Barroca. Já Luísa, quase na casa dos 50, licenciou-se em marketing e trabalha no setor da viticultura. Com duas filhas, que teve com Francisco Teixeira Rêgo, gere a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo no Douro. Em 2017, avançou com a comercialização da marca de vestuário de criança Andorine.
Atualmente, a viúva de Américo reside em Grijó, Portugal, onde fundou um museu dedicado à arte e ofícios, tendo ainda fundado um outro no Porto, dedicado aos vinhos da região.