Celebridades

Akshata Murty, a mulher do novo primeiro-ministro britânico que tem tanto protagonismo como ele

É investidora e herdeira do maior gigante da tecnologia na Índia e tem um gosto particular por Moda.

Foto: Getty Images
25 de outubro de 2022 Rita Silva Avelar
Depois do curto mandato de Liz Truss, é Rishi Sunak quem entra pelas portas de Downing Street. Toda a gente fala sobre o herdeiro multimilionário indiano, mas a sua mulher também não passa despercebida. De 42 anos e nascida em Hubli, na Índia, Akshata Murty é filha do magnata Narayana Murty, um empresário indiano que cofundou a multinacional Infosys em 1981, que fornece serviços de transformação digital e consultoria, e que está na posição 551.º da lista da Forbes dos mais ricos do mundo (com uma fortuna aproximada de 4,5 mil milhões de dólares, de acordo com a mesma publicação), e de Sudha Murty. Juntamente com o irmão, Rohan, foi criada pelos avós paternos para que os pais se pudessem dedicar ao negócio.

O percurso académico de Akshata é espanto: formou-se em economia e francês na Claremont McKenna College, na Califórnia, nos Estados Unidos, tem um MBA pela Universidade de Stanford, precisamente onde conheceu o marido, com quem está casada desde 2009 e tem duas filhas - Krishna e Anoushka. Passou também pela área da Moda até chegar a empresas como a Deloitte ou a Unilever. Fundou, entretanto a Akshata Designs.  "Eu foco-me na história por trás de uma peça de roupa em particular, na sua autenticidade, artesanato e proteção de uma rica herança", disse à Vogue Índia, em 2011, sobre a sua paixão pela tradição indiana no vestuário. De acordo com o The Guardian, o negócio está em colapso há 3 anos.

No início do ano, Murty esteve sob os holofotes quando a imprensa britânica revelou que, ao nível fiscal, era considerada "não domiciliada", o que significa que não precisava de pagar nenhum imposto sobre os seus lucros fora do Reino Unido, situação que a própria acabou por resolver. A fortuna de Murty é avaliada em 730 milhões de libras (cerca de 835 milhões de euros).
Saiba mais
Celebridades, Atualidade, Akshata Murty, Primeiro-ministro, Empresária
Leia também

As vidas opulentas das mulheres da oligarquia russa

Enchem as suas contas de instagram com imagens de uma vida de luxo inacessível ao comum dos mortais. No momento em que tanto se fala dos oligarcas russos e das suas fortunas colossais, fomos saber quem são e o que querem as mulheres destes clãs em que o poder ainda é assunto de homens.

As Mais Lidas