Atual

Filhas de Vladimir Putin sancionadas pelos EUA. Quem são Maria e Katerina?

Ambas na casa dos 30 anos, as filhas do presidente russo não são assumidas pelo pai, mas têm cargos importantes.

Foto: Com a filha, Maria.
06 de abril de 2022 Rita Silva Avelar
É um dos homens mais falados e filmados do mundo, mas parte da vida privada de Vladimir Putin permanece envolta em mistério. Isto estende-se ao número de filhos que tem: oficialmente são apenas duas. São elas Maria Vorontsova, 36 anos, e Katerina Tikhonova, de 35, filhas em comum com Lyudmila Shkrebneva, ex-hospedeira de bordo, com quem Putin partilhou 30 anos da sua vida (entre 1983 e 2013, de acordo com o Business Insider). Há ainda quem defenda que Vladimir teve uma terceira filha com a ex-ginasta rítmica russa Alina Kabaeva, que poderá ser a designer de moda de 18 anos e DJ Luiza Rozova - mas nada se confirma.

Maria, a mais velha, nasceu em Leningrado em 1985, e Katerina nasceu na Alemanha em 1986, na época em que Vladimir Putin integrava a organização de serviços secretos KGB. Ambas frequentaram as universidades sob nomes falsos. 
Com a ex-mulher, Lyudmila Putina, em 2007.
Com a ex-mulher, Lyudmila Putina, em 2007. Foto: Getty Images


A mais velha estudou Biologia na Universidade Estatal de São Petersburgo e licenciou-se em Medicina pela Universidade Estatal de Moscovo, em 2011. Trabalha como endocrinologista e como investigadora, e acredita-se que seja casada com Jorrit Faassen, um homem de negócios holandês, com quem constituiu família. Já Katerina Tikhonova, é conhecida pelo nome de família da sua avó materna.
Sabe-se que perseguiu uma carreira como bailarina, e que se licenciou em Estudos Asiáticos. Lidera uma nova e importante iniciativa de inteligência artificial russa, a Innopraktika, um projeto de desenvolvimento de 1,7 mil milhões de dólares, para criar um centro de ciência na Universidade Estatal de Moscovo. Entre 2013 e 2018, Yekaterina foi casada com o bilionário mais jovem da Rússia, Kirill Shamalov, 38 anos, hoje estão divorciados.

Putin nunca reconheceu que estas mulheres são suas filhas. De acordo com o site de lifestyle americano The List, em 2015 o presidente russo fez um raro comentário sobre as suas filhas, referindo o quão "orgulhoso" estava das suas carreiras e da capacidade em falarem vários idiomas. Recusou-se a confirmar a sua parentalidade, no entanto, ao afirmar: "Eu nunca discuto questões relacionadas com a minha família. Ela não está envolvida em negócios ou política."
Saiba mais
Vladimir Putin, Atualidade, Discussão, Vladirmir Putin, Filhas, Maria Vorontsova, Lyudmila Putina, Ekaterina Tikhonova, Alina Kabaeva, Universidade Estatal de Moscovo, Yekaterina Tikhonova, interesse humano
Leia também

Alina Kabaeva, a namorada secreta de Vladimir Putin

Conheceram-se pela primeira vez em 2001, mas foi apenas em 2008 que os rumores apelidaram Alina de "primeira dama secreta". Com uma carreira de invejar, foi ginasta olímpica, pousou para a Vogue e sentou-se no parlamento russo. Hoje, pensa-se que está em segurança na Suiça, com os filhos que alegadamente partilha com Putin.

As vidas opulentas das mulheres da oligarquia russa

Enchem as suas contas de instagram com imagens de uma vida de luxo inacessível ao comum dos mortais. No momento em que tanto se fala dos oligarcas russos e das suas fortunas colossais, fomos saber quem são e o que querem as mulheres destes clãs em que o poder ainda é assunto de homens.

As Mais Lidas