Um spa no meio do Alentejo com cunho Aires Mateus e IGNAE
A herdade da Malhadinha Nova, em Albernoa, esconde um pequeno oásis de bem-estar projeto pelo arquiteto português com produtos da marca de cosmética açoriana.

De Lisboa à Malhadinha demora-se mais na ida do que na volta. Talvez o fenómeno se explique pela ânsia de chegar a este hotel de luxo no Alentejo que se estende por 450 hectares (80 deles de vinha) para conhecer aquela que será uma das grandes novidades de 2023: um renovado spa pensado em conjunto com o gabinete do arquiteto Manuel Aires Mateus.
O M Wellness Spa celebra a vista esplendorosa para a vinha da família, pois tem grandes janelas para a natureza viva que circunda o espaço. A cor verde, inédita para o atelier Aires Mateus para quem conhece bem o trabalho do arquiteto, prevalece em todos os compartimentos do spa: três salas de tratamento que são um prolongamento do exterior, sauna e duche em formato open space.

Ao contrário do que poderá acontecer noutros hotéis de luxo, este spa pretende oferecer uma experiência personalizada e imersiva, que não implique a presença de vários hóspedes no local em simultâneo. Tudo neste spa evoca a presença do conceito de sustentabilidade, com uma curadoria em conjunto com a mulher de Manuel, Sofia, também arquiteta: dos mármores feitos com desperdício nas paredes do duche, à escolha dos materiais práticos usados no spa. Dos tratamentos com pedras quentes àqueles feitos com óleos, estamos aqui para conhecer a grande novidade que acompanha a remodelação deste spa: um protocolo com a marca açoriana IGNAE, de Miguel Pombo.


A marca, que nasce da experiência internacional de Miguel no domínio das farmacêuticas e da biotecnologia, inspira-se no microclima tropical dos Açores - que nutre florestas tropicais, praias vulcânicas negras, vinhas, plantações de chá, entre outros ecossistemas únicos - e nos benefícios dos ingredientes naturais que por lá encontramos. Para a tornar na marca de referência internacional que é hoje, procurada por spas ligados ao respeito pela natureza, o fundador consultou biólogos e cientistas para investigar a biodiversidade dos Açores e criar cuidados de pele transformacionais, e juntou-se à equipa IGNAE Claire Chung, na estratégia empresarial. "A nossa água termal rica em minerais é proveniente da cratera de um vulcão ativo, o vulcão das Furnas, uma região exuberante com mais de 20 nascentes quimicamente diferentes e milhares de espécies botânicas" afirmam, na sua descrição. Entre os ingredientes-estrela da IGNAE, incluem-se extratos de flores de camélia, criptoméria japónica e spirulina, bem como algas marinhas, tudo com base numa tecnologia desenvolvida pela marca: a EPC Factor, que consta em praticamente todos os produtos e cuja patente está para aprovação.

No Spa, o ritual da IGNAE é feito com serenidade, experiência e calma, começando com uma massagem relaxante nas costas. Já no rosto, começamos com a aplicação do Daily Enzymer Cleanser, um gel de limpeza formulado com três hidroxiácidos de origem natural (ácido cítrico, ácido lático e ácido tartárico), passando para o uso do Dynamic Eye Complex, um creme + sérum de olhos para aliviar o inchaço desta zona e regenerá-la. Depois, o Enriched Regeneration Serum, com cadeias peptídicas que melhoram o aspeto das rugas de expressão, firmeza e elasticidade da pele, e por fim o Night Complex, um bestseller, um poderoso concentrado de ativos projetado para tratar suavemente a pele das agressões diárias, como exposição solar, stress, poluição e outras causas de envelhecimento prematuro da pele.

Testamos, já fora do spa mas no sossego de uma das suites da Casa das Pedras, onde estamos instaladas – há, ainda, o Monte da Peceguina, a Casa do Ancoradouro, a Casa da Ribeira, e a Casa das Artes e Ofícios - a máscara de rosto feita de argila vulcânica, altamente regeneradora e purificadora, deixando a pele com menos rugas e mais elástica. Um momento de pampering essencial por estes dias, em linha com uma das melhores tendências de beleza dos últimos anos: a tendência para o autocuidado.

Para quem procura um destino dentro de Portugal com sossego e tranquilidade, a Malhadinha Nova tem ainda um restaurante, às mãos do chef Joachim Koerper e de Cíntia Koerper, uma loja de vinhos junto com a receção, a que os proprietários Rita e João Soares chamam de adega. Para 2024, a Malhadinha Nova prevê a abertura de novos formatos de hotelaria e novidades ligadas à gastronomia e aos vinhos.
Onde? Herdade da Malhadinha Nova, Albernoa. Reservas 284 965 432

Prazeres, Diversão, Malhadinha Nova, Spa, Aires Mateus, IGNAE, Herdade, Turismo
Ir para fora cá dentro. Um retiro de yoga e meditação sobre o mar
Esticam-se até maio os retiros das Lava Homes/Casas da Lava, na ilha do Pico. Ainda vai a tempo de conhecer o retiro Integrative and Healing que nos dá a volta ao corpo, à mente e às emoções perdidas. A Máxima foi meter o nariz, aprendeu imenso e saiu de lá como quem voa sobre a falésia.
A casa no lago de José Avillez e Sofia Ulrich
Foram arrebatados por um terreno no Alentejo, junto à Barragem do Alqueva, e assim alargam o conceito de hospitalidade do chef estrelas Michelin a um lar familiar no meio da natureza. Chama-se Casa Nossa – The Lake Farmhouse.
Vilões do 007, escritores, festas polémicas. As melhores histórias do Palácio Estoril Hotel
Com 92 anos de existência, este hotel histórico já viu muitas aventuras protagonizadas por espiões, cabeças coroadas e “estrelas” de Cinema ou do Desporto. Mas não ganhou uma ruga e continua a ser uma referência de elegância e bem servir às portas de Lisboa.