Buzina, a marca portuguesa para mulheres que adoram arriscar na moda
A coleção Helena Milena é uma aposta da designer e fundadora da marca em novas peças, materiais e cores, alinhada com um mindset autêntico e sustentável.
Estudou Psicologia, mas não resistiu à Moda quando este fascinante universo lhe piscou o olho logo bem cedo. "Sempre estive ligada à moda. Vivo num sítio onde a indústria têxtil é fortíssima [Famalicão], e a minha avó materna foi modista, e fui criada com ela. Cresci entre tecidos e agulhas" começa por contar à Máxima Vera Fernandes, 39 anos, designer, fundadora da portuguesa Buzina.

Tudo surgiu de forma quase instantânea. Quando foi mãe, decidiu criar um negócio ligado ao vestuário infantil. "Vendia alta-costura infantil, dava prioridade às marcas nacionais, porque achava que havia uma lacuna grande nessa área. Abri uma loja e percebi que as mães gostavam sempre muito da forma como me vestia. Eu já tinha uma modista que fazia as minhas roupas, e foi meio caminho andado para começar a criar a idealizar [peças]." Hoje em dia, todas as peças são desenhadas por si. "Como eu não tinha muito dinheiro quando criei a Buzina, tive que me servir de stocks existentes e com poucos metros de tecido, o que criou uma ideia interessante, o que acaba por ir ao encontro do novo paradigma da moda" explica, referindo-se à sustentabilidade, que desde sempre traça as origens da marca.


Sobre a nova coleção, diz que arriscou em novos materiais, que como já é costume têm origem (quase todos) em fábricas locais, e de stocks que já existem. "A sustentabilidade tem a ver o facto de não necessitarmos de produção dos tecidos". Na coleção desta primavera, Helena/Milena, "mantêm-se as peças muito volumosas, introduzimos as gangas, através de stocks [com sobras] existentes em fábricas. Tentámos manter o ADN da Buzina mas com novos materiais, como o algodão e a ganga. A Buzina é muito conhecida por trabalhar o tafetá, mas desta vez quisemos reformular alguns modelos que já tínhamos com outros materiais com que nunca trabalhámos antes" diz.

"A Buzina também não é muito de apostar em padrões, mas desta vez quisemos fazê-lo (...) O algodão é ótimo para a altura do verão, e foi um dos requisitos para escolhermos esta matéria-prima. Usámos a estampagem de um dos nossos logos lançados na ModaLisboa, o das girafas, e usámos em várias peças", entre elas um vestido bestseller de corte volumoso, esvoaçante e acetinado, que já é parte da imagem irreverente da Buzina. Todas as peças são feitas em atelier por uma equipa de costureiras que fazem cada peça do início do fim. "Eu faço questão que elas conheçam a história de cada peça. O "assédio" para mandar isto para a indústria é grande, mas eu não trabalho stocks, ou seja, trabalho à medida que as peças me pedem as peças. Não é pre-order, porque há peças prontas a vender."


Sobre a campanha, diz: "Eu costumo dizer que a Buzina é para todas as mulheres. Já fazíamos as campanhas com duas mulheres, desta vez surgiu a Helena e a Milena. Quisemos apostar em padrões florais e, por isso, fez sentido fotografar a campanha num ambiente rural", com imagens captadas por Carlos Teixeira em analógica. "A seguir ao shooting fiquei muito entusiasmada, ando eufórica. Uma semana antes fico nervosa, acontece-me sempre antes do lançamento das coleções sentir uma necessidade de me "retirar", para estar um pouco mais introspetiva. Acho que são só nervos" (risos).

Estar presente na ModaLisboa foi decisivo para a amplificação da marca, o que já aconteceu várias vezes. "Foi uma surpresa agradável, porque pode-se dizer que a semana de moda em Portugal está atenta às marcas que estão a aparecer, e é bom saber que podemos contar com isso." Conquistar um novo publico é maior desafio da Buzina. "No fundo é crescer em posicionamento e em reconhecimento." Para apresentar a coleção, a Buzina lançou um fashion film com realização de Gustavo Imigrante e styling de Tânia Dioespirro.
A coleção Helena/Milena fica disponível a 1 de abril de 2021, nas redes sociais e no site da marca.

Buzina, Helena/Milena, Moda, Estilo, Tendências, Marca, Portuguesa, Vestidos, Tafetá, Nacional, Fábrica, Designer, Nova coleção
6 Jeans sustentáveis para receber a primavera
Algodão orgânico, cânhamo suavizado ou ganga 100% reciclada. Peças únicas e ecológicas, espelho de uma indústria da moda cada vez mais consciente.
Mais de 100 presentes que celebram o amor-próprio
Neste dia dos namorados, seleccionámos presentes para oferecer de si para si, ou para juntar à wishlist romântica desta primavera/verão.
Intimissimi, feminilidade sem limites
A marca italiana lança uma linha de roupa interior que celebra o corpo feminino, baseada no conforto, simplicidade e elegância.
Zandra Rhodes x Ikea. A designer que vestiu a princesa Diana, Paris Hilton e Freddie Mercury
Recheada de cores vibrantes e estampados divinais, a Ikea lança uma nova coleção em parceria com Zandra Rhodes, a estilista que vestiu meio mundo, de Kylie Minogue a Freddie Mercury.
Nazareth, a marca portuguesa inspirada na vida de duas avós
Feita a partir de materiais sustentáveis e 'dead stock' de fábricas nacionais, a Nazareth Collection é pensada para quem quer apoiar a produção nacional e adora peças que permaneçam no tempo.
Sous, a marca portuguesa que alia a tradição do bordado à Moda atual
Neta de uma bordadeira madeirense, Mariana Sousa criou uma marca que tanto homenageia as tradições como tem os olhos postos nas tendências do futuro. Menos é mais, e a qualidade está no centro de tudo.