Sous, a marca portuguesa que alia a tradição do bordado à Moda atual
Neta de uma bordadeira madeirense, Mariana Sousa criou uma marca que tanto homenageia as tradições como tem os olhos postos nas tendências do futuro. Menos é mais, e a qualidade está no centro de tudo.

De onde vem o Sous? Perguntamos-lhe. "O Sous vem do meu sobrenome Sousa e também a junção de "tão nosso" (So us)" explica à Máxima a jovem designer, que conta ainda ter nascido "no meio dos tecidos" e ter idealizado este nome depois de estar um ano a trabalhar as suas peças. Cada peça é reproduzida única e exclusivamente uma vez, e não é repetida.
Quem as confecciona são só mulheres, e é nelas que a mentora da Sous se inspira. "A minha mãe e as minhas tias são todas costureiras, a minha avó era bordadeira, acabou por influenciar muito o meu caminho. Desde cedo que percebi que queria que a moda estivesse presente na minha vida." As suas peças destacam-se pelo recurso a técnicas artesanais, onde os bordados têm destaque especial.
"As peças são produzidas por artesãs locais (tricot, crochet, bordado Madeira, linho da terra), pela minha avó (algumas peças de bordado Madeira) e pela minha mãe" revela, enquanto a escolha dos tecidos "é feita em viagens, às vezes aproveito também alguns dead stocks que vão aparecendo no caminho."

Considera as suas peças versáteis, adaptáveis a um estilo mais clássico ou mais casual. "As inspirações são muitas, desde a natureza da ilha ao meu dia a dia. Mas, por vezes, durante o processo de criação e confeção há pormenores que surgem" explica. Quem são as mulheres que vestem a sua marca? "As mulheres que vestem Sous são mulheres contemporâneas, mas muito femininas", garante.
No Funchal é onde tem o seu atelier, e onde recebe as clientes por marcação, além da loja online e a loja House of Curated, em Lisboa, que é um ponto de venda.

Moda, Inspiração, Sous, Bordado, Madeira
BYOU, a marca de roupa que já é uma das preferidas das portuguesas
A coleção 'Flowers and Birds' mantém a estética minimalista e a intemporalidade que tanto caracterizam esta marca de slow fashion, criada por Patrícia Gouveia.
Alexandra Moura: "Quis afirmar-me sem nunca ter cedido à pressão do sistema, e ser a única completamente diferente no meio de tanta coisa igual"
Passaram 20 anos desde que Alexandra Moura desfilou a sua primeira coleção na ModaLisboa para a primavera/verão de 2002. O olhar rebelde e romântico continua intacto, mas agora chega ao futuro e ao outro lado do mundo.
38 graus x Dupla: a colaboração portuguesa que vamos usar neste verão
As duas marcas juntam-se com uma coleção que recupera a vibe de Los Angeles dos anos 80, combinando os padrões que tanto caracterizam a 38 graus com o conforto e versatilidade das peças da Dupla.
4 looks por Sofia Moser, a influencer portuguesa que vive em Paris
Seja para um dia longo de trabalho ou uma saída com os amigos, a Mango Girl portuguesa Sofia Moser elegeu conjuntos perfeitos para qualquer dia da semana.
Atumuta Studio: a marca portuguesa que tem vestidos para guardar para sempre
Aliando a estética contemporânea a antigas técnicas artesanais, a Atumuta Studio promove uma visão sustentável do que poderá vir a ser o futuro da indústria da Moda. Conversa com Raquel Santos, designer e criadora da marca.