A primavera da Chanel é um retrato de família
O amor pela família foi o mote para Virginie Viard criar a nova coleção de Alta-Costura da maison — em formato vídeo e pelo olhar do fotógrafo e cineasta Anton Corbijn.

"Adoro grandes reuniões de família, quando todas as gerações se juntam. É tão caloroso. Há esse espírito na Chanel, que também é como uma família" começa por explicar Virginie Viard, diretora criativa da maison francesa, acerca do seu olhar criativo para a coleção couture para a próxima primavera-verão.
O Grand Palais foi, mais uma vez, o cenário de eleição para a apresentação, mas na verdade foi muito mais do que isso. Na impossibilidade da realização de um grande espetáculo – toda a semana de Alta-Costura decorre no plano digital, sem convidados – a criadora imagino uma festa em família, a acontecer debaixo de um arco de flores grandioso, como se a atmosfera fosse a de "um casamento". Neste caso, um casamento imaginado num campo no Sul de França.
Esta celebração primaveril continuou na verdadeira casa da marca (o antigo apartamento de Coco Chanel, agora adaptado aos ateliers da Casa) uma das mais conhecidas moradas de Paris, a Rua Cambon 31, mais propriamente nos novos salões de Alta-Costura, agora redecorados por Jacques Grange.


Assim, para além do filme do desfile no Grand Palais, a Chanel mostrou um conjunto de retratos de família que compõem o álbum de fotos desta coleção. A pousar para estas fotografias, captadas por Anton Corbijn, estiveram as embaixadoras da marca, as atrizes Marion Cotillard e Penélope Cruz, Vanessa Paradis e Lily-Rose Deep (mãe e filha) e ainda Alma Jodorowshy.

Para esta coleção, a designer Virginie Viard pensou mais de três dezenas de looks, a feminilidade e a leveza presenças constantes, ainda que se trate de Alta-Costura. Os vestidos são fluídos, as sweaters e os coletes surgem sem mangas e são exibidos numa harmonia perfeita com calças de cintura subida. As camisas de cetim e os tradicionais casacos com assinatura Chanel também sobressaem, assim como saias de corte rodado, ideais para a estação estival. Além do branco e preto, tons sempre presentes, surgem também o rosa e o magenta. Os sapatos ao estilo Mary-Jane bicolores compõem os looks e os bordados dão um toque sedutor e delicado que nunca escapa à Chanel.










O seu gosto pela moda vai muito além do glamour superficial. Lady Spencer estudou política, literatura inglesa ou história de arte e não põe de parte a possibilidade de lançar a sua própria marca de luxo. Por Bethan Holt
Deixar-se dormir no sofá a ver a sua série favorita está fora de questão. Descubra porquê e perceba o que pode fazer em alternativa.
O confinamento revelou a fragilidade e a força emocional e psicológica de cada um de nós. Conversámos com o psicólogo Nuno Mendes Duarte sobre o que estamos a passar e estratégias para o contornar.
Será um mês favorável para o amor? Quais são as adversidades que pode encontrar em março? Andrea Pereira, praticante de astrologia evolutiva, faz um relato signo a signo e consoante o dia em que nasceu.