Celebridades

Quem é Ingrid da Noruega, a princesa desconhecida que será rainha?

É a filha mais velha do príncipe herdeiro Haakon e de Mette-Marit e será apenas a segunda rainha da Noruega desde o século XV. Isto porque, até 2004, as princesas estavam proibidas de herdar o trono.

Foto: @detnorskekongehus
15 de fevereiro de 2022 Ana Filipa Damião

Celebrou a entrada na vida adulta no mês passado, a 21 de janeiro, e será apenas a segunda rainha da Noruega, um marco que não acontece desde o século XV – a primeira foi Margarida I, que reinou entre 1387 e 1412. Ingrid Alexandra é neta do rei Haroldo V da Noruega e é a única filha do príncipe Haakon e da princesa Mette-Marit.

Ocupa o segundo lugar na corrida para a monarquia, a seguir ao seu pai. Mas isto só porque o príncipe Haakon se certificou do mesmo. Até 2004, a lei norueguesa ditava que o herdeiro ao trono seria obrigatoriamente o primogénito, independentemente se este tivesse irmãs mais velhas. Neste caso, Ingrid tem um irmão mais novo, o príncipe Sverre Magnus, com 16 anos, e um meio-irmão da parte da mãe, Marius Borg Høiby, com 25 anos.

Mas, afinal, quem é esta princesa de que pouco ou nada ouvimos falar? A fim de ter uma vida normal, os pais colocaram-na numa escola primária pública, em Oslo, a mesma onde Marius estudou. Só recentemente é que a jovem começou a aparecer em eventos públicos, como a vez em que, com 15 anos, apresentou ao príncipe William e à duquesa de Cambridge uma escultura no parque batizado com o seu nome. O parque de esculturas Princesa Ingrid Alexandra foi criado para celebrar o 25º aniversário do reinado do rei Haroldo.


No mesmo ano, em 2016, participou com o monarca na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude de inverno, em Lillehammer. Tal não é de estranhar, tendo em conta que a futura rainha é uma grande fã de desporto. Em 2020, ganhou a medalha de ouro nacional de surf. Pratica ski sempre que pode e gosta de kickboxing.

Com o assinalar dos seus 18 anos, a jovem vê-se agora com mais responsabilidades públicas, tendo até um gabinete próprio no palácio real. No entanto, a sua educação não será descurada, segundo um comunicado da casa real. Até agora, não sabemos a escolha de Ingrid para o ensino superior.

Uma questão a ter em conta é a possibilidade de uma carreira militar. A propósito da recente visita de Ingrid e do seu pai ao Centro Nacional de Operações Logísticas em Sessvollmoen, o príncipe recorreu aos meios de comunicação para confirmar que a princesa ainda não tinha completado os testes militares iniciais, obrigatórios para todos os maiores de 18 anos, embora já tenha visitado as Forças Armadas por duas vezes e a Força Aérea. Nestas ocasiões, teve oportunidade de fazer paraquedismo e de voar num avião de caça F-16.

A conversa sobre uma possível carreira militar surgiu no aniversário da princesa, pois é tradição que o monarca do país enevergue o título de Supremo Comandante das Forças Armadas. Além disso, tanto o atual rei como o príncipe herdeiro foram educados na Academia Naval e na Academia de Guerra. Espera-se que Ingrid faça os testes no outono ou na próxima primavera, avançou o site Royal Central.

Saiba mais
celebridades, diversão, Ingrid da Noruega, realeza
As Mais Lidas