Celebridades

Princesa Leonor de Espanha vai para o Exército. As imagens da despedida e as regras que terá de cumprir

A herdeira, filha de Felipe VI e Letizia, irá para a Academia Militar Geral de Saragoça, que obedece, naturalmente, a regulamentos pormenorizados sobre o que pode e não pode vestir, como se pode ou não maquilhar, além das regras de rotina.

Foto: Getty Images
17 de agosto de 2023 Rita Silva Avelar
As imagens, divulgadas pela ¡Hola!, têm a força das despedidas. Nelas, vemos os reis de Espanha a abraçar a filha Leonor das Astúrias, a mais velha - tem 17 anos, a irmã Sofia tem 16 - rumo à sua próxima experiência. 

Leonor vai ingressar nas Forças Armadas, preparando-se para entrar na Academia Geral Militar de Saragoça. Será o primeiro primeiro curso de outros dois que a esperam em anos sucessivos na Escola Naval de Marín (em Pontevedra) e na Academia Geral do Ar de San Javier (em Múrcia). Nas imagens, vemos a família junta em jeito de despedida, há aliás várias do momento em que Letizia conforta a filha, visivelmente emocionada.

Aqui, a despedir-se do pai.
Aqui, a despedir-se do pai. Foto: Getty Images
Leonor, que é a primeira na linha de sucessão ao trono espanhol e herdeira presuntiva enquanto futura rainha desde 2014, terá de seguir várias normas rigorosas. De acordo com a publicação espanhola, a princesa obedecerá ao regulamento geral 3/96, que regula a aparência física de homens e mulheres, "a fim de assegurar que a imagem oferecida pelos membros do Exército seja a do coletivo e de reforçar os laços de uniformidade e disciplina e a unidade espiritual dos seus membros", escreve a ¡Hola!. Nele estão imbutidas uma série de indicações pormenorizadas sobre o que Leonor poderá ou não usar ao nível do vestuário.
A família reunida à porta da La General, como é conhecida a Academia.
A família reunida à porta da La General, como é conhecida a Academia. Foto: Getty Images


"No caso das cadetes, o primeiro emprego da Leonor, as mulheres devem usar o cabelo na sua cor natural e no comprimento que desejarem. No entanto, o comprimento e o penteado devem permitir o correto encaixe do toucado", ficamos também a saber. Será proibido o uso de ganchos ou fitas para a cabeça, mas a princesa poderá recorrer ao uso de redes, elásticos ou ganchos de cor semelhante à do cabelo.

A maquilhagem pode ser usada, mas igualmente de modo discreto, em tons quase impercetíveis, tal como as unhas - se optar por usar verniz, terá de ser totalmente transparente. E os acessórios? Só as mulheres podem usar brincos, têm de ser sempre dois (um em cada orelha), justos e discretos, de preferência redondos e em prata ou ouro; o único acessório de pulso permitido é um relógio, máximo dois anéis, um anel de noivado, óculos e uma pulseira discreta.
Saiba mais
Celebridades, Atualidade, Leonor de Espanha, Hola!, Espanha, Leonor das Astúrias, Sofia, Princesa
Leia também

Looks low-cost. Sofia e Leonor de Espanha mostram como vestir

Sozinhas em atividades reais pela primeira vez, a princesa Leonor e a infanta Sofia, de 16 e 15 anos, respetivamente, estão a deixar a sua marca na Moda real espanhola. Vestidos curtos ou midi, maquilhagem elegante e alpercatas fazem parte dos seus looks, que por sinal são acessíveis.

As Mais Lidas