Celebridades

Charlene do Mónaco fala do seu estado de saúde, dos filhos e do Mónaco

Numa entrevista rara, a a princesa do Mónaco permitiu um vislumbre da sua vida familiar, do futuro dos gémeos Jacques e Gabrielle ao trabalho e até da sua condição atual de saúde.

Alberto II do Mónaco e Charlene do Mónaco com os filhos Jacques e Gabrielle assistem à inauguração da tradicional cerimónia da árvore de Natal no Palácio do Mónaco, 14 de dezembro de 2022.
Alberto II do Mónaco e Charlene do Mónaco com os filhos Jacques e Gabrielle assistem à inauguração da tradicional cerimónia da árvore de Natal no Palácio do Mónaco, 14 de dezembro de 2022. Foto: Getty Images
15 de dezembro de 2022 Ana Filipa Damião

Após um 2021 marcado por problemas de saúde e rumores de divórcio, Charlene do Mónaco concedeu uma rara entrevista ao jornal Monaco Matin na qual falou um pouco sobre si, sobre os filhos Jacques e Gabriella, gémeos de 8 anos, e sobre o seu dia a dia. A mulher de Alberto II ainda não recuperou totalmente dos seus problemas de saúde, mas afirma que se sente muito melhor, até porque tem participado em diversos compromissos públicos com a família nos últimos meses. Recentemente, foi vista a celebrar o Dia Nacional do Mónaco com o marido e os filhos e também na Semana de Moda de Paris.

"Sinto-me muito melhor hoje do que nos últimos anos. Sinto menos dor e estou com mais energia", começou por dizer, referindo-se à sua estada de novo meses na África do Sul após apanhar uma grave infeção 
otorrinolaringológica
. Mas mesmo quando regressou ao Principado, no final do ano passado, a saúde da princesa não estava a 100%. Inclusive, teve de ser internada numa clínica devido a um quadro de exaustão emocional e física, ali permanecendo durante quatro meses.

Charlene do Mónaco, Stephanie do Mónaco, príncipe Jacques e a princesa Gabrielle participam nas celebrações do Dia Nacional do Mónaco, 19 de novembro de 2022.
Charlene do Mónaco, Stephanie do Mónaco, príncipe Jacques e a princesa Gabrielle participam nas celebrações do Dia Nacional do Mónaco, 19 de novembro de 2022. Foto: Getty Images

De regresso aos deveres reais, Charlene admite ir buscar forças à família. "Ainda estou a recuperar, a reequilibrar-me. Vai levar tempo, mas estou feliz", disse em entrevista. "A minha família e aqueles que amo são o meu rochedo. Estou a levar o futuro passo a passo, um dia de cada vez". 

Os filhos da antiga nadadora olímpica e de Alberto II foram outro dos temas abordados. Jacques e Gabriella nasceram com responsabilidades e deveres, sublinha a princesa. É certo que "ainda são crianças, mas começam a compreender os seus papéis", afirmou. Juntamente com o meu marido, quando temos de ir a um evento, explicamos-lhes do que se trata ou em que consiste a cerimónia", explicou. "Eles gostam de nos acompanhar e nós os quatro gostamos de fazer estes trabalhos juntos", embora eles ainda "estejam a observar e a aprender antes que isto tudo se torne algo natural para eles."

Têm a sua "própria língua e entendem-se um ao outro", continua a princesa. "Amam-se e protegem-se mutuamente e partilham uma bondade entre si." Por serem gémeos, têm uma ligação naturalmente única. Em entrevista, Charlene contou ainda como ela e Alberto ficaram bastante orgulhosos ao ver os filhos entusiasmados no último Dia Nacional do Mónaco, celebrado em novembro. "Jacques estava feliz por usar um uniforme igual ao do pai e Gabriella estava muito orgulhosa por usar a sua medalha".

Saiba mais
Celebridades, Atualidade, Charlene do Mónaco, Jacques e Gabriella
Leia também
As Mais Lidas