Bruce Willis e mais 7 atores que desistiram de representar por doença
Podemos facilmente esquecer-nos do fator humano associado aos atores. O certo é que eles também adoecem: se Bruce Willis vai afastar-se do Cinema pelo problema com a afasia, saiba que outros - como Shelley Duvall do filme Shining ou Michael Gambon, da saga Harry Potter - também o fizeram, por outras razões.


David Prowse, ou o temível Darth Vader na trilogia original da Guerra das Estrelas, foi diagonisticado em 1990 com sintomas da artrite de Prowse, que ele já tinha sentido na adolescência. Em 2001, sofreu de um ataque de artrite séptica, que paralisou ambos os braços, e exigiu uma cirurgia complicada. Em 2009, ele revelou ao público que estava a lutar contra o cancro da próstata, e desde 2010 que não atua.

Shelley Duvall, que se tornou mais famosa com o papel de Wendy Torrance no filme de Stanley Kubrick, The Shining, mas também entrou em Annie Hall e esteve ao lado de Robin Williams em Popeye, viu a sua carreira terminar forçosamente em 2002, quando optou por se reformar da vida pública. As razões ligam-se a questões de saúde mental, embora Duvall nunca tenha falado abertamente sobre isso.

Nichelle Nichols, uma das primeiras negras a ter um papel de destaque na televisão americana, ficou conhecida como a Tenente Uhura, na telessérie Star Trek dos anos 60. Quando anunciou que se ia retirar, até Martin Luther King Jr. apelou a que ficasse na indústria, e Nichols ainda fez algumas longas-metragens relacionadas com a série, mas foi só. Em 2015, aos 82 anos, sofreu um AVC, que lhe afetou algumas capacidades de fala, e a afastou em definitivo da representação.

Rachel Miner, conhecida pelo filme Alice de Woody Allen, mas sobretudo pela personagem Meg Masters em Supernatural, revelou que tinha esclerose múltipla em 2013, uma doença muito grave que ataca o sistema nervoso central. Hoje, já afastada da representação, é ativista em causas ligadas ao problema mas também ao meio ambiente, sendo mentora de iniciativas de investigação de esclerose múltipla e campanhas de sensibilização.

Shannen Doherty estreou-se no papel de Heather Duke em Heathers, dos anos 80, e depois como Brenda Walsh em Beverly Hills: 90210. Em 1999, foi diagnosticada com a doença de Crohn. A seguir, em 2005, foi-lhe diagnosticado um cancro da mama que se espalhou por outros locais do seu corpo. Para combater o cancro, foi submetida a cirurgia, quimioterapia, e radioterapia. Desde então, ela anunciou que o cancro está em remissão, mas afastou-se, inevitavelmente, do cinema e da representação no geral.

Michael Gambon, famoso pelo seu papel de Dumbledore na saga Harry Potter, começou a debater-se com problemas de memória em 2015, tendo-se afastado primeiro do Teatro e depois do Cinema. Acabou por fazer apenas o episódio piloto da série de humor Breeders, anunciando que não ficaria para fazer os dez episódios da série.


Celebridades, Atualidade, Bruce Willis, Doença, Cinema, Representaçao, Afasia
A doença grave que afastou Bruce Willis da representação
Como revelado pela sua família, o ator sofre de afasia. No futuro, Willis poderá perder toda a capacidade de expressar ou compreender a linguagem oral ou escrita.
Jennifer Grey, de Dirty Dancing, arrepende-se de operações ao rosto. "Já não sou eu própria"
Na sua obra 'Out Of The Corner', a estrela de cinema dos anos 80 recorda o motivo que a levou a submeter-se a duas cirúrgias plásticas, sendo que a primeira aconteceu quando tinha apenas 27 anos.
Para lá do caso Kamila Valieva. A verdade sombria que esconde o mundo da patinagem artística
O escândalo de drogas que envolve o prodígio adolescente Kamila Valieva é a mais recente polémica num desporto que exige sucesso a todo o custo. Kamila Valieva ficará na história como a primeira mulher a completar um Salchow quádruplo – mas agora arrisca a desonra.
Depois de um AVC, Hailey Bieber alerta para as consequências da toma da pílula
A modelo, mulher de Justin Bieber, partilhou com os seus seguidores os possíveis fatores que levaram ao acidente vascular cerebral que teve em março.
Selena Gomez detalha como chegou ao diagnóstico bipolar em novo documentário
A cantora afirma que não foi fácil decidir retratar a doença em "Selena Gomez: My Mind and Me", mas acaba por contar uma boa parte da sua experiência, dos surtos psicóticos ao internamento.
‘Introducing Selma Blair’, o documentário sobre a vida da atriz com esclerose múltipla
Diagnosticada em 2018, a atriz de 46 anos é o centro de um documentário sobre a doença incurável que quase a matou.
Kirstie Alley. Os melhores e piores momentos da atriz de 'Cheers'
Nascida em 1951, Kirstie Alley conseguiu vencer no mundo da sétima arte, arrecadando inúmeros prémios e nomeações ao longo da sua carreira. Contudo, também deixa um legado de controvérsias e opiniões polémicas. A atriz morreu aos 71 anos, vítima de um cancro.