Celebridades

As primeiras reações ao documentário polémico de Harry e Meghan

Parte do documentário sobre a vida e desafios dos duques de Sussex já está disponível na Netflix e os internautas não pouparam nos comentários, alguns deles bastante críticos.

A carregar o vídeo ...
09 de dezembro de 2022 Ana Filipa Damião

Saíram apenas três episódios do aguardado documentário sobre Harry e Meghan - no qual o príncipe refere o modo como a sua família descartou a perseguição racial que a sua mulher enfrentou por parte dos media como um ritual de passagem, entre outros temas - e as reações (ou falta delas) não tardaram a chegar. 

A estreia da obra, a 8 de dezembro, coincidiu com um compromisso público de Carlos III e os jornalistas presentes não deixaram passar a oportunidade. Perante a questão: "Já assistiu ao documentário?", o monarca britânico respondeu com silêncio total, como se ninguém tivesse falado, possivelmente apanhado de surpresa. 

Imagens do documentário 'Harry & Meghan' (2022)
Imagens do documentário 'Harry & Meghan' (2022) Foto: Netflix

Perante a emissão dos três episódios, o Palácio de Buckingham veio negar uma das afirmações feitas nos mesmos, referindo-se ao aviso, feito logo no início do primeiro episódio, de que a família real se recusou a comentar sobre o conteúdo da série. Segundo a revista Vanity Fair espanhola, uma fonte assegurou à imprensa britânica que nenhum membro da realeza foi contactado sobre o assunto, embora a Netflix, plataforma de streaming da série, insista que tal oportunidade lhes foi dada através das suas equipas de comunicação. Porta-vozes do palácio de Kensington, residência oficial de William e Kate, também afirmaram que apenas receberam um e-mail de uma empresa de produção externa, mas nenhum contacto da parte da Netflix ou da fundação dos duques de Sussex.

Mas mesmo que a família real se recuse a tecer comentários sobre a série, pelo menos por enquanto, este não é o caso do público em geral. Sabine Getty, membro da elite britânica, recorreu à sua conta de Instagram para expressar a sua indignação: "Harry diz-nos repetidamente que ele é realeza e que a sua mãe é a princesa Diana. OK. Ela também é a mãe de William. Mas ele não troca o nome dela por dinheiro, pois não?".

A socialite e designer de joias apelou ainda para que se parasse de comparar Meghan Markle a Diana, uma vez que são pessoas totalmente diferentes e que não existe comparação possível. "Meghan só se preocupa consigo mesma, Diana preocupava-se com os outros". 

As reações não ficam por aqui, e estão tão divididas como seria de esperar, como noticiou a agência Reuters. Uma jornalista do The Times disse que "se eu fosse a Netflix, quereria o meu dinheiro de volta. Porque não havia nada de bombástico ou novo na série. Foi filmada lindamente, mas foi repetitiva, choramingas e aborrecida". Outra jornalista, da revista Deadline Hollywood, escreveu: "três horas depois de ver a série e ainda nenhuma verdade dos cantos mais obscuros da Casa de Windsor foi revelada".

Por outro lado, houve quem a tenha descrito como uma bonita "história de amor" e de luta, na qual os espetadores puderam ver um lado mais genuíno e indefeso de Meghan Markle.

Saiba mais
Celebridades, Atualidade, Meghan Markle, Príncipe Harry, Realeza, Carlos III, Príncipe William, Princesa Diana, Documentário
Leia também

Príncipe William, um retrato íntimo do futuro rei britânico

Numa altura em que o mundo ainda devora a entrevista de Harry e Meghan, o que se passa com o irmão que foi deixado para trás? Está a aceitar o seu destino, dizem os amigos mais chegados de William à correspondente do Sunday Times para os assuntos da realeza, Roya Nikkhah. Segunda parte de uma investigação ao lado mais privado do príncipe William.

Ladies and gentlemen, Miss Meghan Markle!

No dia do 41º aniversário de Meghan Markle, recordamos o texto de Helena Matos de 2019, um olhar sobre a vida da duquesa de Sussex. Sedutora ou impostora? Autoritária ou dinâmica? Estrela ou duquesa? Demasiado Hollywood ou pouco royal?... O presente é um jogo que ora leva Meghan Markle à Glória de um casamento feliz ora a mergulha no Inferno das intrigas em torno da família real.

As Mais Lidas