Beleza / Tendências

Estas são as tendências do Tik Tok que nunca deve experimentar

Desde contornar o rosto com protetor solar a pôr vaselina na cara, reunimos algumas das dicas de beleza do Tik Tok que não deve experimentar.

Foto: Ron Lach / Pexels
26 de agosto de 2021 | Ana Damião

A Internet é, na sua maioria, o local ideal para encontrar inspiração para uma nova maquilhagem ou até novas receitas de culinária. No entanto, o mesmo já não se aplica a dicas de beleza, principalmente as últimas tendências que circulam no Tik Tok.

Slugging (2,3 M de visualizações)

@drdrayzday

##vaseline ##vaselinehacks ##slugging ##sluggingmethod ##sluggingwithvaseline ##dryskincare ##dryskintips ##dermatologist ##drdray

Leia também
? original sound - Dr Dray

Consiste em aplicar uma camada de vaselina (derivada de petróleo) no rosto, depois da aplicação do creme e sérum à noite, para manter a pele hidratada.

Mas será que funciona? Os cientistas afirmam que sim, uma vez que cria uma barreira à prova de água e previne a evaporação desta, de acordo com um artigo da revista S Moda.

"Embora não acrescente ou retenha água, evita a sua perda", disse Rosa del Río, dermatologista e diretora da Unidade de Estética Facial do Grupo Pedro Jaén, em Madrid, em entrevista à publicação.

Leia também

Contudo, a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia alerta que esta não é a técnica mais apropriada para manter a hidratação.

O facto da vaselina ter uma função de obstrução pode ser contraproducente pois está a interferir com o funcionamento normal da pele, promovendo a proliferação de bactérias e agravando problemas de acne.

Beber Clorofila (376,4 M de visualizações)

@lenamaiah
Leia também

The wink was to distract you from the spill. Did it work? ##skincare101 ##chlorophyll ##acnehelp ##hormonalacne ##glowyskin ##healthylifestyle ##clearskin

? heavy in my mind - Jurk

A bebida de clorofila está a inundar as redes sociais pelas suas propriedades antioxidantes e ‘mágicas’.

A clorofila é um pigmento verde natural responsável pela fotossíntese em plantas e algas, podendo ser encontrada também em alimentos como brócolos, espinafres e espargos.

Vários utilizadores do Tik Tok afirmam que este produto é o segredo para perder peso, tratar acne, desintoxicar o corpo e até para deixar de transpirar. E embora os utilizadores digam que vêm resultados ao fim de algumas semanas, não existem provas científicas que o comprovem.

Além disso, não é aconselhável a toma de suplementos ou vitaminas sem antes consultar um médico.

Contornar o rosto com protetor solar

@stopiteli

I am convinced this works! ##tutorial ##contour ##summer ##lifehack ##hack ##beautyhack ##snatched ##tiktokwellness ##hiddentalent

? original sound - Eli Withrow

Vendidos em todos os tamanhos e texturas, o protetor solar protege-nos dos raios ultravioleta A e B e previne escaldões e cancro da pele.

Porém, está agora a ser utilizado como um substituto das paletas faciais de contorno. Segundo a nova tendência, a aplicação de protetor é feita só nas áreas onde normalmente seria posto o iluminador, deixando grande parte do rosto desprotegido. Deste modo, algumas áreas ficam mais bronzeadas do que outras, como quem tem uma tez naturalmente bronzeada.

Em todo o caso, é uma má ideia. Numa entrevista dada à revista Byrdie, a dermatologista Rachel Nazarian explicou que este truque "é um disparate" e que é o equivalente a estar a escolher que "área do rosto envelhece mais depressa; que área fica mais exposta à radiação solar e é sacrificada ao cancro da pele". 

Microneedling (252,9 M de visualizações)

@chunkysdead

neinsteinplasticsurgery.com // @drneinstein in IG ##microneedling ##vampirefacial

? Don't Kill Yourself, You're Too Sexy - Chunkysdead

Cuidado, quando nos referimos a microneedling não estamos a falar de rolers de jade, mas sim de dermarollers.

Os massajadores de pedra promovem a circulação do sangue na face. Já os dermarollers possuem agulhas muito pequenas que provocam lesões na camada superficial da pele, forçando o processo de regeneração, processo este que contribui para a produção de colagénio e uma maior elasticidade no rosto.

No entanto, os especialistas advertem que este tipo de tratamento não se deve fazer em casa pois para além de danificar a pele pode causar infeções, alergias e irritações cutâneas.

Dermaplaning (1,4 mil milhões de visualizações)

@nadina_ioana

? ##ASMRskincare##dermaplaning##asmrbeauty##asmrbelleza##shaving##asmrtingles##nadinaioana##asmr

? sonido original - Nadina Ioana

O debate sobre a depilação com lâmina não é recente. Se antes nos perguntávamos se o devíamos fazer nas pernas ou nas axilas, hoje a questão foca-se na face.

O dermaplaning consiste na passagem de uma lâmina no rosto com o intuito de retirar pêlos e células mortas. De acordo com o site Healthline, contribui ainda para o desaparecimento de algumas cicatrizes provocadas pela acne.

Contudo, Rachel Nazarian avisa que uma vez feito, comprometemo-nos a uma relação duradoura com a lâmina. Além disso, o dermaplaning pode ser perigoso para alguns tipos de pele. 

"Nalguns casos o procedimento pode ser contraprodutivo em pele sensível, com acne ou com outras patologias dermatológicas", alertou à publicação S Moda Alejandro Martín-Gorgojo, dermatologista na Clínica de Dermatologia Internacional, em Madrid.

Saiba mais tendências, Tik Tok, Internet, rotina de beleza, dicas de beleza, dermatologia, saúde, perigos
Mais Lidas
Atual Os 5 signos que adoram criar drama

Sabe aquela amiga que faz um escândalo por uma coisa mínima? E a outra que atrai sempre olhares indiscretos com o seu tom de voz? Descubra se alguma delas está entre estes signos.