Beleza / Tendências

Como fazer os cosméticos durar mais tempo? As regras de ouro

Segundo um estudo do Daily Mail, existe um desperdício de 30% de maquilhagem, devido à forma como é vendida - em frascos que não são úteis e que tornam difícil a utilização no seu total. Como, então, conseguir tirar o máximo proveito dos produtos de beleza?

Foto: Columbia Pictures
09 de dezembro de 2022 Bianca Gregório / com Rosário Castro.

Com o aumento de conversas sobre sustentabilidade, a beleza inclui-se nos tópicos mais discutidos, e que mais dividem opiniões. Quantas vezes pegou num blush em stick e, ao rodar, o produto não subia mais, e pensou que tinha chegado ao fim? A jornalista Antonia Hoyle fez um estudo, publicado no jornal britânico Daily Mail, em que parte dessa situação, que lhe aconteceu. Como não tinha tempo de comprar outro, decidiu por mãos à obra: "em vez de mandar fora, tentei retirar o que restava do produto com o meu polegar. Foi um processo atabalhoado e que demorou algum tempo, mas resultou".

A jornalista afirma ainda que passados quatro meses, ainda estava a usar o produto que parecia estar no fim. Tal como aponta o estudo do jornal britânico, a maquilhagem não vem embalada da melhor maneira, resultando num desperdício de 30%, em média. Para os mais pacientes, é preciso, muitas vezes, recorrer a cotonetes, facas ou tesouras de forma a extrair mais produto. Isto faz com que parte das pessoas acabem por deitar fora o que ainda poderia ser utilizado, o que significa mais gastos financeiros e uma menor duração de vida para os produtos de beleza.

Na sequência desta informação, a Glamour britânica apresenta, num artigo, várias sugestões de como salvar a maquilhagem e fazer com que esta dure mais tempo. Entre elas está juntar diluente ao verniz de unhas que já está no fim; retirar o dispensador da base para aceder ao produto, transferindo-o para um novo recipiente; optar por inserir gotas de solução salina na máscara de pestanas para que dure mais; ou guardar a espátula que vem muitas vezes com os produtos, para tentar aceder a mais conteúdo. Uma das mais originais? Quando o batom chegar mesmo ao fim e não houver restos para salvar, existe sempre a alternativa de misturar blush em pó com vaselina, criando assim um bálsamo de lábios com cor.

Saiba mais
Maquilhagem, Inspiração, Dicas
Leia também

Sobrancelhas descoloradas são a nova tendência. Sim ou não?

Já esteve na moda ter as sobrancelhas grossas e preenchidas. Este ano, sobrancelhas finas (inspiradas nos anos 90) estão de volta, tal como sobrancelhas descoloradas. Kendall Jenner, Lizzo, Dove Cameron, Bela e Gigi Hadid são apenas alguns dos nomes que já adotaram a trend.

As Mais Lidas