Beleza / Tendências

Máscara de pestanas: preta ou castanha? Há uma razão para optar pela segunda

Frequentemente esquecida pelos amantes de maquilhagem, a máscara castanha tem a capacidade de transformar um look de olhos. Descubra porquê.

Modelos nos bastidores do desfile de Zadig & Voltaire durante a semana da Moda de Nova Iorque, 2017
Modelos nos bastidores do desfile de Zadig & Voltaire durante a semana da Moda de Nova Iorque, 2017 Foto: Getty Images
10 de agosto de 2022 Ana Filipa Damião

Quando o assunto é maquilhagem, a máscara de pestanas é uma espécie de Santo Graal, ao lado do indispensável batom vermelho ou do blush perfeito. Destaca o olhar, finaliza qualquer (ou nenhuma) combinação de sombras e é de fácil aplicação. Simplificando, tem a capacidade de transformar um visual (veja como), independentemente da sua complexidade.

Contudo, há um pormenor que, por norma, é inocentemente ignorado – a sua cor. Porque nem todas as máscaras são noir. Existem também em azul, verde, púrpura ou castanho, por vezes melhores que o clássico preto.

@claudianeacsumakeup #greeneyesmakeup #greeneyedgirl #pillowtalk #brownmascara #brownliner #makeuptutorial #makeuphacks #greeneye #charlottetilbury #monochromemakeup #fyp ? Wasting Time Frontin Brent - JAYBeatz

O rímel castanho pode e deve ser usado em qualquer olho – avelã, azul mar, verde azeitona, pequeno ou grande – pois irá destacar ainda mais o tom único da íris. Por ser uma cor visualmente mais suave, torna-se o go to para looks neutros e simples. "É ótimo se se procura uma maquilhagem mais suave para os olhos, particularmente se se tiver uma tez mais clara", afirma Jesse Walker, makeup artist que já maquilhou diversas celebridades, como Maisie Williams, ao site da revista Glamour UK
 
Com inúmeras fórmulas e formatos disponíveis no mercado, não há desculpas para não experimentar!

Saiba mais
Tendências, Inspiração, Maquilhagem, Máscara de Pestanas Castanha
Leia também

A evolução das pestanas

Adoradas pelas civilizações antigas, as pestanas fazem muito mais do que proteger os seus olhos. Eis a sua evolução, desde as cores às extensões.

As Mais Lidas