Beleza / Tendências

Lavar o cabelo depois de nadar no mar danifica-o? Fomos saber

Podemos - e devemos - lavar o cabelo cada vez que vamos à praia ou à piscina? Os conselhos de um especialista.

Foto: Pexels
25 de agosto de 2022 Máxima

Areia, sal, cloro, resíduos de produtos de beleza - e a lista podia continuar. Ao longo do verão, principalmente em férias, o couro cabeludo é uma das zonas do corpo que mais sofre com as idas à praia e à piscina, pois está em constante contacto com uma série de substâncias que, com o passar do tempo, enfraquecem os fios de cabelo. Daí a necessidade de o lavar depois de se ir "à água", mas, atenção, sem cair em exageros, avisam os especialistas.

"Não é aconselhável lavar sistematicamente o cabelo após cada banho, mas devemos limpá-lo pelo menos uma vez por dia se tivermos estado na água do mar ou numa piscina", clarifica Adrien Coelho, cabeleireiro em Paris, ao site da Madame Fígaro. Associado à exposição solar, o contacto com cloro ou sal marinho pode ter efeitos desastrosos no cabelo, danificando-o. E quanto às praias fluviais? Neste caso, a água do rio não é tão agressiva para o couro cabeludo, bastando um simples enxaguamento.

Contudo, a rotina de lavagem capilar irá sempre depender do tipo de cabelo de cada pessoa, acrescenta o cabeleireiro. Cabelo normal a oleoso suporta, tipicamente, limpezas diárias com um champô básico. Mas quem o tem seco, estragado ou pintado deve aplicar um creme hidratante após o champô. A isto, pode-se ainda aplicar um pouco de óleo no cabelo, pontas e comprimento, antes de se ir à praia ou à piscina, de modo a criar uma barreira protetora.

Saiba mais
Tendências, Educação, Praia, Sal, Cloro, Piscina, Cabelo
Leia também

Já cuidou do seu couro cabeludo hoje?

Com o interesse crescente nos cuidados de pele, são cada vez mais os que olham para a zona do couro cabeludo com a mesma preocupação que dedicam ao resto do corpo.

5 coisas que nunca devemos fazer ao cabelo antes de dormir

Ninguém disse que era fácil ser uma Bela Adormecida dos tempos modernos, e acordar com o cabelo tão impecável quanto ela. Princesas contemporâneas, saibam tudo aquilo que não devem fazer antes de dormir para acordarem com um cabelo saudável e, já agora, dormir melhor.

As Mais Lidas