O guia de mindfulness para uma vida mais plena
Tudo o que precisa de saber sobre mindfulness, a técnica de relaxamento que promove a redução dos níveis de stress e ansiedade através da atenção plena ao que está à sua volta.


Siga as 10 dicas que reunimos para si e começe hoje a viagem pelo mindfulness.
1.

No caminho para o trabalho de manhã, quer seja no carro, no metro ou na rua, medite. Não é preciso fazer nada de estranho ou muito difícil, apenas esforçar-se por parar os pensamentos relacionados com preocupações passadas ou futuras e tentar dirigir a sua energia para o momento presente. Foque a sua atenção numa coisa de cada vez: nas diferentes partes do corpo, uma por uma, e perceba quais as sensações que tem naquele momento; foque-se nos barulhos que ouve à sua volta; concentre-se em si e no seu corpo.


Evite navegar na Internet enquanto trabalha. Esta é uma necessidade clara de se distanciar daquilo que está a fazer, por isso, o mindfulness propõe pequenas pausas, nem que seja de um minuto, para trazer atenção ao momento presente, ver o ambiente à sua volta e regressar ao que está a fazer.
Marque uma hora para ler e responder a emails. Parece difícil mas o facto de não estar constantemente a fazê-lo vai trazer-lhe mais produtividade. A proposta é definir dois ou três períodos de tempo por dia para o fazer e desligar as notificações do telemóvel para evitar estímulos desnecessários.

6.
Sempre que se sentir mais stressada ou simplesmente lhe apetecer, adicione outro exercício ao seu dia e repita-o quantas vezes quiser: por exemplo focar-se na respiração. Inspire e expire prestando atenção ao movimento do ar dentro de si, sentindo os movimentos do peito e do diafragma. Concentre-se na forma como respira, sem necessariamente alterar a respiração, observando-a apenas.
7.
Faça o caminho para casa com calma. Com toda a energia acumulada durante o dia de trabalho, o mindfulness propõe fazer o caminho a pé até ao carro, autocarro ou comboio com atenção plena. Repare no trajeto que faz, no que o rodeia e permita-se acalmar do turbilhão de pensamentos típico depois horas de trabalho. Ao entrar no carro, faça mais uma pausa, respire e siga viagem.

8.
Antes de se deitar, pode meditar novamente durante alguns minutos para garantir um sono mais descansado. Coloque uma vela acesa num quarto escuro e sente-se numa posição confortável para si, sempre com as costas direitas. Observe a chama e foque-se apenas nela e nos seus movimentos.
9.
Ouça verdadeiramente. Estamos tão habituados aos ruídos à nossa volta que o nosso cérebro se desliga deles, ouvimo-los mas reduzimos o seu volume e ignoramo-los constantemente. Pare e escute os sons à sua volta, os ruídos que fazem as coisas e as pessoas à sua volta. Não elabore grandes pensamentos sobre o que ouve, ouça apenas pelo prazer de ouvir.
10.

Se durante estes exercícios a sua mente começar a dispersar (o que é natural), não se recrimine nem perca a paciência: volte ao exercício quantas vezes forem necessárias. Ponha cada um destes pontos em prática e melhore a sua concentração no dia-a-dia. A sua saúde mental e emocional serão com certeza beneficiadas.
