Atual

Como Harry e Meghan reagiram à morte do príncipe Philip, e quem irá (ou não) ao funeral

A morte do duque de Edimburgo coincidiu com um clima de instabilidade e mágoa na família real britânica. Saiba como os duques de Sussex reagiram às últimas notícias, e se há informação sobre a ida de Harry e Meghan ao funeral.

12 de abril de 2021 | Rita Silva Avelar
A morte de Philip, duque de Edimburgo, foi anunciada na passada sexta-feira, 9 de abril. O príncipe morreu onde sempre desejou morrer, de forma serena no Castelo de Windsor. Com a cerimónia fúnebre marcada para dia 17, sábado, na Capela de Saint George, no Castelo de Windsor, só 30 pessoas estarão presentes, onde se incluem os netos Harry e William.

Espera-se que possa haver uma "reconciliação" entre os dois. Para Harry será certamente um evento ainda mais triste, devido ao clima de instalibidade e mágoaque paira sobre a família real inglesa, depois de Harry e Meghan terem dado uma polémica entrevista a Oprah sobre os dissabores da vida real do casal, nos anos em que estiveram ligados à Firma, até à data oficial da sua saída, em 2020.

A par das últimas notícias, os fãs da realeza interrogam-se como o casal lidou publicamente com as notícias. Se irão regressar a Londres para os serviços fúnebres, e se a morte de Philip irá afectar ou ajudar a reparar a relação de Harry com a sua família, incluindo o seu irmão, o Príncipe William, ou o seu pai, o Príncipe Carlos. "Harry fará todos os possíveis para regressar ao Reino Unido e reunir-se com sua família", disse uma fonte próxima do Palácio de Buckingham ao Daily Mail. Quanto à duquesa de Sussex, grávida de seu segundo filho - que se espera nascer no início do verão - aguardava o o conselho dos médicos para saber se poderia viajar com segurança. De acordo com uma notícia publicada pela Madame Figaro, a resposta é não. Portanto, é sozinho que o Príncipe Harry viajará para Inglaterra.

Os duques de Sussex publicaram uma mensagem no site da Fundação Archewell, na sexta-feira à tarde, em honra do Príncipe Philip. Lê-se: "Em amorosa memória de Sua Alteza Real, o Duque de Edimburgo, 1921-2021. Obrigado pelo seu serviço... a sua ausência será sentida". Não é claro se Harry e Meghan - que vivem na Califórnia - foram informados antecipadamente da morte do Príncipe Philip, mas a sua mensagem está de acordo com o comunicado feito pela família real, que lamenta a morte do patriarca de forma privada, mas com alguns comunicados subtis. 

Leia também
Kate Middleton e o Príncipe William mudaram o cabeçalho da sua página Kennsington Royal no Twitter para uma foto sorridente a preto e branco do Príncipe Filipe e trocaram a fotografia oficial do Instagram por uma em conjunto, da família toda.
Leia também
Também o príncipe Charles fez um comunicado sentido à imprensa, sobre a morte do seu pai. "O meu querido papá foi uma pessoa muito especial, e acima de tudo teria ficado espantado com a reação e as coisas comoventes que foram ditas sobre ele, e desse ponto de vista nós, minha família, estamos profundamente gratos", disse o príncipe Charles numa declaração da Highgrove House, a sua casa de campo em Tetbury, Gloucestershire. "Irá ajudar-nos nesta perda e neste momento particularmente triste" disse.

Leia também
Saiba mais Meghan, Harry, Philip, Morte, Duques de Sussex, Oprah, Família Real Britânica
Mais Lidas