As mulheres e o sono
A privação de sono é um dos problemas do século XXI e as mulheres têm uma relação especial com ela. Dormir é essencial e até está na moda. Por isso, se este artigo lhe der sono, tanto melhor.
Se, no inverno, dormir com meias pode ser tentador - embora não seja a melhor forma de adormecer - no verão a pergunta que se impõe é: devemos ou não dormir nus, a fim de suportar as altas temperaturas desta estação?
"Baixar a temperatura corporal é muito importante para adormecer e para a qualidade do sono", diz Joëlle Adrien, do instituto de pesquisa médica francês Inserm, citada pela Madame Figaro. "Quando se deita numa cama fria, transfere o calor do seu corpo para os lençóis para arrefecer o organismo e assim adormece mais facilmente", explica a especialista, que defende que para dormir bem, o quarto deve ser mantido a 18°C.
"É melhor ir para a cama nua, com um lençol, do que adormecer com um pijama e sem cobertor. Durante a noite a nossa temperatura irá mudar e dependendo da hora do dia, estaremos mais quentes ou mais frios. Nus debaixo de um lençol, podemos adaptar-nos melhor a estas mudanças do que ao usar pijamas", diz Joëlle Adrien.
Outros especialista citado pela revista, defende que esta opção também é mais higiénica, ao contrário do que se possa pensar. Segundo Jean-Marc Bohbot, a roupa interior, especialmente a roupa interior sintética, aumenta o calor da vulva e retém a humidade. "Isto encoraja o crescimento de microrganismos como os fungos."
Por fim, além de mais higiénico e indutor de sono, remover o vestuário durante a noite será também a melhor forma de despertar a líbido. "Quando um casal experimenta distúrbios de desejo, um dos principais conselhos que lhes damos é dormir nus", diz Marie-Line Urbain, terapeuta sexual.