Prazeres

Salame para todos os gostos: de banoffee a ferrero, de sneakers a red velvet

É como a “filha mais nova” da Brigadeirando, conta-nos a mentora da marca e loja que inclui mais de 40 variedades de salame com base numa receita original da sua avó. Salame de goiabada ou de banoffee são algumas das deliciosas combinações.

A carregar o vídeo ...
11 de setembro de 2020 | Rita Silva Avelar

No epicentro do cool, que é precisamente onde se situam os armazéns Lx Factory, esconde-se uma pequena loja de fazer salivar até os menos gulosos, só de olhar para a vitrine. É que no seu interior repousam pelo menos 15 variedades de salames todos os dias, dispostos sobre tábuas de madeira que fazem lembrar as de uma charcutaria. O conceito da marca, pensado por Pedro Mouzinho (em conjunto com outro sócio) e finalizado por Carolina Henke, começa precisamente por ai: é como uma charcutaria doce.

Salame especial de Pimenta Rosa.
Salame especial de Pimenta Rosa.

Apesar de o conceito não ser seu, Carolina, que também fundou o Café na Fábrica, Dogs, Borogodó, Nata e a Brigadeirando e que é formada em Turismo e em Marketing, foi desafiada para "lançar os seus pozinhos" e fazer magia com o projeto Salamaria, tornando-o uma versão mais fresca e sóbria da Brigadeirando, que também explora o admirável mundo do chocolate, mas que se centra apenas em salames. Sobre esta paixão pelo mundo da doçaria, confessa que "começou pela minha avó e pelas minhas tias, que do lado materno têm origem alemã. Foi através da experiência delas, e de as ver a usar os produtos brasileiros que eu, em vez de estar brincando o tempo todo, não saia da cozinha. Eu já gostava de cozinhar, pedia para os meus pais deixarem eu fazer o almoço de domingo" conta. "E não havia nenhum espaço nem no Brasil nem em Portugal dedicado apenas a salames. Neste momento dedicamo-nos a crescer para criar novos produtos. Já fizemos um bolo de aniversário de salame. O nosso desafio é fazer com que as pessoas mudem o mindset para que o salame seja mais requisitado", acrescenta.

Salame especial.
Salame especial.

A fazer lembrar autênticos rolos de salsichão enrolados em papel, como se fazia nas mercearias mais tradicionais e antigas, os salames são feitos com chocolate quase totalmente belga, e podem ser adquiridos na loja do Lx Factory ou através da encomenda online no renovado site da Salamaria. Da panóplia de sabores e combinações, há a versão do salame tradicional português (que surge em três versões: 50% cacau, 70% cacau ou chocolate branco) mas o que nos pisca o olho na tal vitrine são mesmo as ousadas criações que resultam em salames como o de banoffe, o de cappucino, o de crème brûlée, o de ferrero, o de goiabada, o de lemon pie, o de frutos secos, figo e vinho do Porto ou o de red velvet. No total, há mais de quatro dezenas de combinações que estão sempre a rodar na loja, que abriu há cerca de um ano, e que podem ser encomendadas previamente no site. Há ainda um salame especial vegan, para que ninguém fique de fora no tal jantar em que pode fazer um brilharete ao levar este salame.

Saiba mais Salamaria, Chocolates, Salame, Doçaria, Doces, Carolina Henke, Lx Factory, Pedro Mouzinho, Loja, Gourmet, Negócios
Relacionadas

Restaurantes que entregam comida em casa ou têm take-away

Não saia à rua, esteja quieto em casa. Estes são os restaurantes que estão a aceitar pedidos de entregas em casa, a disponibilizar take-aways seguros ou a aquisição de vouchers. Conheça a lista, e saiba de que forma podemos entreajudarmos nesta altura de isolamento.

Receita: um chá gelado para o outono

A marca Infusões com História criou uma receita que personifica tudo aquilo que a Máxima é. Delicie-se com a infusão do mato fria com framboesas ao ver o vídeo.

Mais Lidas