Blue, o restaurante onde o brunch se faz na companhia dos animais de estimação
Panquecas, ovos Benedict e bagels de salmão são apenas algumas das opções da carta de brunch do Blue, que com os dias mais quentes se torna o sítio ideal para um pequeno-almoço tardio, graças ao seu acolhedor pátio exterior.
O que poderia ser melhor do que um brunch ao fim de semana com as amigas? Um brunch no qual pudesse levar, além das ditas, o seu animal de estimação, poderá pensar uma parte dos leitores, a que tem efetivamente patudos. E talvez não estejam longe da verdade. Afinal, não é incomum passear com o cão pelas esplanadas ou jardins nos dias de folga.

Com sugestões adaptadas às tendências do momento, o brunch no restaurante Blue, inserido no The Vintage Hotel, em Lisboa, é pet friendly (até aos 15kg). A alguns minutos do Jardim Botânico de Lisboa, assume-se como um lugar descontraído e elegante, elevado pelo seu pátio exterior e comida saborosa. Ao sábado e domingo, as manhãs tardias iniciam-se com uma panóplia extensa de ovos - Benedict, mexidos, fritos ou em omelete – e a indispensável tosta de abacate e ervas aromáticas.


Da carta fazem ainda parte os famosos bagels (de frango, salmão ou vegetariano), panquecas, açaí e banana bread com iogurte grego, caramelo de miso e banana caramelizada, sem esquecer uma seleção generosa de queijos e produtos de charcutaria. E para acompanhar, porque não um smoothie, um sumo detox ou, para os mais aventureiros, um cocktail?
Embora os especialistas não consigam confirmar a origem do brunch, refeição tomada a meio da manhã e cuja etimologia deriva das palavras inglesas breakfast (pequeno-almoço) e lunch (almoço) – as teorias encontram raízes nos grandes pequenos-almoços que havia em dia de caça no Reino Unido ou nas refeições que os católicos comiam ao domingo após a missa. Segundo a Smithsonian Magazine, do Instituto homónimo, a expressão apareceu pela primeira vez, em termos escritos, num artigo de 1895, e nunca mais desapareceu.

Onde? Rua Barata Salgueiro 55, Lisboa. Quando? Das 12h às 15h30 e das 19h às 22h. Brunch aos sábados, domingos e feriados. Preço: €27 por adulto e €13,50 por criança.

Gastronomia, Tendências, Blue Restaurante, Brunch, Pet friendly, Lisboa, Turismo
Do Peru ao Japão, quatro restaurantes em Lisboa para experimentar agora
A capital está cheia de boas novidades gastronómicas. Assim o provam o Aura Dim Sum, o Ajitama, o Amaru - Peruvian Street Lab e o Las dos Manos, recém-inaugurados e cheios de pratos que percorrem das cozinhas asiáticas à peruana e mexicana.
Infame. O restaurante onde pode viajar pelos sabores do mundo
Croquetes de novilho, cachaço de porco e arroz de sapateira com camarão tigre são apenas algumas das opções da carta do restaurante que partilha o espaço com o 1908 Lisboa Hotel.
Lorosae, um beach club de inverno (tão cool como de verão)
Apenas a meia hora de carro de Lisboa, este spot na Costa da Caparica mantém os seus pontos fortes até nos meses mais frios do ano. Além da paisagem de cortar a respiração, é pet friendly, e tem da gastronomia portuguesa até à asiática.
Pequenos bancos para carteiras de luxo: a nova tendência nos restaurantes
Parece mentira, mas começa a ser a realidade até nos mais informais restaurantes. Brasseries de Miami e churrascarias em Boston já aderiram a este pequeno detalhe que, na verdade, faz toda a diferença.
Três sítios para ir tomar o pequeno-almoço com as amigas
Esqueça as filas de turistas à porta, os lugares atulhados de nómadas digitais, e caríssimos, da concorrida nova Lisboa. A Máxima foi à procura de recantos para ir com as amigas contar segredos à vontade.