Moda / Tendências

Pequenos bancos para carteiras de luxo: a nova tendência nos restaurantes

Parece mentira, mas começa a ser a realidade até nos mais informais restaurantes. Brasseries de Miami e churrascarias em Boston já aderiram a este pequeno detalhe que, na verdade, faz toda a diferença.

Foto: HBO
12 de julho de 2023 Ângela Mata
É o sonho de qualquer mulher. Entrar num restaurante, sentar-se e não ficar preocupada com o cantinho onde vai conseguir pendurar a carteira, ou simplesmente ter de ficar com ela no colo. Foi no episódio de abertura da segunda temporada de And Just Like That, que assistimos a esta novidade - a presença de um banquinho para a carteira. Nessa cena, a personagem de Sarah Jessica Parker, Carrie Bradshaw, chega mesmo a dizer "Obrigada, a minha carteira estava esgotada", e coloca a sua carteira Chanel num banquinho branco encostado à mesa do restaurante.

Também na conhecida série Emily in Paris surge um destes bancos, numa cena bastante cómica. Numa ida a um restaurante da Provence, Emily senta-se por engano no pequeno suporte destinado à sua carteira, só depois se apercebendo para o que serve.

Para os clientes mais endinheirados, que frequentem restaurantes de luxo, esta não será tanto uma novidade. É até algo habitual de se ver em estabelecimentos de luxo, que já há muito seguem uma série de novas etiquetas. 

A grande novidade está em que, agora, estes pequenos objetos de mobiliário estão a começar a aparecer em restaurantes bem mais informais, como é o caso de brasseries e churrascarias em vários pontos da América. Uma das razões apontadas é a de que hoje em dia mais pessoas têm carteiras sofisticadas que não querem sujar a pousar no chão.

Na realidade, segundo a Bain & Co, as carteiras de luxo - novas e vintage - estão a ter grande procura. As vendas de moda e artigos de couro do grupo de luxo LVMH - que detém a Louis Vuitton e a Christian Dior - subiram 18% no primeiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período de 2022; assim como o mercado global de bens de luxo pessoais cresceu 22% em 2022 em relação a 2021, para €353 biliões. Logo, o mercado no geral tende a acompanhar a tendência.

E é que além dos benefícios práticos destes banquinhos de carteiras, existem ainda culturas que alimentam superstições. É o caso da América do Sul e da Rússia que acreditam que colocar uma carteira no chão dá azar e significa que vão perder dinheiro. Depois, também há a questão da segurança, sendo que se torna mais seguro sempre ter a carteira na nossa linha de visão.

Os banquinhos, hoje em dia, já podem assumir variadíssimas formas, existindo mesmo uns que chegam a ser mais caros do que as próprias carteiras às quais servem de apoio. Por exemplo, no restaurante Le Dalí em Le Meurice, em Paris, os banquinhos são dobráveis, feitos pela Hermès e podem custar quase 9.700 libras.
Saiba mais
Moda, Diversão, Tendências, Restaurantes, Carteiras, Luxo
Leia também

Barbie Tour. Os vestidos de Margot Robbie saídos do guarda-roupa da boneca mais famosa

Do vintage Chanel ao costume Schiaparelli Haute Couture: nunca uma atriz vestiu tão bem a pele e as roupas da sua personagem. Margot Robbie, que interpreta a boneca Barbie no novo filme de Greta Gerwig, levou o guarda-roupa muito a sério na promoção do mesmo. Vários dos seus conjuntos são recriações peça a peça dos looks originais da Barbie.

As Mais Lidas