Outubro Rosa

Iniciativas que apoiam a luta contra o cancro da mama

No mês do Outubro Rosa, recordamos a importância da prevenção do cancro da mama, com iniciativas que apoiam a causa. Saiba como pode ajudar.

Foto: Pexels
04 de outubro de 2022 Ana Filipa Damião e Bianca Gregório / com Rita Silva Avelar.

Outubro é dedicado à luta contra o cancro da mama. Às histórias das suas poderosas sobreviventes e ao contínuo apelo a que mulheres, e também homens, façam um rastreio regular. Em Portugal, há várias formas de apoiar e chamar à atenção para a causa.

ISDIN Woman

Pelo quinto ano consecutivo, a ISDIN lança a campanha Juntas Contra o Cancro da Mama, em colaboração com o iMM-Laço Hub (que promove a investigação da doença em causa), com o objetivo de alertar para a importância dos exames ginecológicos anuais e do autoexame mamário. 

Pelo mesmo motivo, uniu-se também à empresa teta&teta e à nadadora profissional Ona Carbonell, embaixadora da ISDIN, na criação de um vídeo em que Carbonell demonstra a forma correta de como realizarmos um exame mamário em casa. Por cada comentário deixado no tutorial em que se mencionar uma amiga, a marca irá doar €1 ao iMM-Laço Hub. Paralelamente, será ainda doado €1 por cada produto da gama ISDIN Woman ou UREADIN Rx Rd vendido.


La Redoute

A iniciativa Outubro Rosa da La Redoute apoia o iMM-Laço Hub, um projeto do Instituto de Medicina Molecular composto por dois pilares: um laboratório focado na investigação em cancro da mama metastático - o mais letal - e uma equipa que se dedica a ações de sensibilização, alertando a população da importância de um diagnóstico precoce e seu tratamento. Este é um passo fulcral, dado que doentes de cancro da mama primário (não metastático) têm uma taxa de sobrevivência de 85%, enquanto que, no pior caso, a taxa desce para menos de 30%. 

Até 26 de outubro, a marca francesa irá doar €1 ao iMM-Laço Hub por cada compra realizada na sua loja online - site ou app - que inclua qualquer peça da coleção de roupa de mulher.

Mango

A casa espanhola uniu forças mais uma vez à Fundação FERO, dedicada à investigação oncológica, com uma coleção solidária dedicada à luta contra o cancro da mama. Do conceito Made of Seams, desenvolvido pela agência criativa McCann, - um modo de olhar para as cicatrizes como um sinal de sobrevivência e vontade de viver - nasceram assim cinco t-shirts para a linha de Mulher, algumas com costuras e etiquetas exteriores incorporadas e com mensagens referentes às cicatrizes. 

Os lucros da coleção Mango X Fero, à venda online e em lojas selecionadas, serão doados na totalidade à fundação em questão. Trata-se de uma colaboração que acontece desde 2008 e que já arrecadou cerca de um milhão de euros destinados à luta contra a doença.

Coleção Mango X Fero. Cada modelo tem o custo de €15,99
Coleção Mango X Fero. Cada modelo tem o custo de €15,99 Foto: Mango

Grupo Germano de Sousa

Durante o mês de outubro, o grupo tem ativa uma campanha de sensibilização e prevenção sobre o cancro da mama e ovário nos 550 postos de colheitas Germano de Sousa, de norte ao sul de Portugal, e também nas plataformas digitais do mesmo. Cerca de 90% destes cancros podem ser ultrapassados se detetados precocemente e, por isso, o grupo de saúde irá também dar início a uma nova campanha a partir de janeiro de 2023, em que todos os meses irá falar sobre a doença em questão. 

O Laboratório de Portugal dispõe de consultas de aconselhamento genético permanente, fulcrais para um diagnóstico precoce, e ainda de testes genéticos de diagnóstico molecular, que permitem determinar a suscetibilidade genética do indivíduo desenvolver cancro da mama ou do ovário, e ainda descobrir se um futuro ou atual cancro pode ter origem familiar. 

Dama de Copas

Primeiro: a Dama de Copas é uma loja especializada em Bra Fitting e consultoria de lingerie, cuja missão é ajudar na escolha do soutien ideal para cada mulher. Este ano, a marca portuguesa aliou-se à Associação Evita (que representa os portadores de mutação genética com alto risco para o cancro) com o objetivo de dar a conhecer o percurso de luta e recuperação de três mulheres que sobreviveram ao cancro da mama, a fim de alertar tanto para o rastreio, mas também para a vida que existe para lá do cancro e de como o soutien adequado faz toda a diferença. 

O serviço Bra Fitting Rosa da Dama de Copas é gratuito e "indicado" para todas as mulheres e tipos de corpo, incluído quem teve de se submeter a mastectomias, quem utiliza próteses mamárias ou quem passou por uma reconstrução mamária.

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Glooma 

A Glooma é uma startup de saúde digital, especializada na prevenção do cancro da mama e vencedora do prémio RISE for Impact, da Casa do Impacto de Santa Misericórdia de Lisboa. Criou um inovador aparelho médico de rastreio à doença em questão, que é doméstico e portátil – o SenseGlove. Trata-se de uma luva com sensores piezoelétricos que deteta anomalias no tecido mamário, e que ajuda a complementar o tão importante processo de auto-palpação, fulcral para um diagnóstico precoce.

Protótipo 3D da SenseGlove
Protótipo 3D da SenseGlove Foto: Glooma

Hey Harper 

Este ano, a marca de acessórios aliou-se à associação Breast International Group (BIG) numa campanha de sensibilização contra o cancro da mama. Trata-se de uma associação que atua nas diferentes áreas de investigação da doença (prevenção, diagnóstico precoce e tratamento) e que conta atualmente com três iniciativas - a Big Metastic Breast Cancer GPS, a Big Time For Baby e a Big Radio Turning. 

Como tal, a Hey Harper criou uma coleção especial composta por três colares com pendentes que aludem a mastectomias e às diferentes realidades de cada mulher. A marca compromete-se a doar 50% do valor total dos colares vendidos à associação BIG, que depois será dividido pelas três áreas de investigação. Os colares Fearless, Victory e Strength têm o valor de €50.

Colares Fearless, Victory e Strenght, €50 cada
Colares Fearless, Victory e Strenght, €50 cada Foto: Hey Harper

 Kiabi

Tal como nos anos anteriores, a Kiabi veste-se de rosa no mês de outubro para sensibilizar quanto ao cancro da mama e contribuir financeiramente na luta contra a doença, através de doações à Liga Portuguesa contra o Cancro. A marca francesa criou uma coleção que celebra o empoderamento feminino: uma série de soutiens pós-cirúrgicos práticos, confortáveis e giros para as guerreiras. A quimioterapia é agressiva para a pele e, por isso, peças feitas de materiais suaves e naturais são essenciais. Os soutiens são de algodão, licra ou micro-licra e contam com fecho na parte da frente, fáceis de vestir e despir, e copas forradas para um melhor suporte do implante. O design é mais "subido" para esconder qualquer cicatriz e com padrões idênticos aos de coleções standard. 

A par disto, encontramos novas t-shirts e sweatshirts com mensagens fortes e positivas, e um soutien desportivo concebido para que as mulheres possam continuar a fazer exercício físico mesmo durante os tratamentos contra o cancro da mama. Na compra de cada peça com símbolo de um laço cor-de-rosa será doado €1 à Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Coleção dedicada ao Outubro Rosa
Coleção dedicada ao Outubro Rosa Foto: Kiabi
Torres Novas 

É o segundo ano que a marca de têxteis de banho se alia ao movimento Outubro Rosa, com doações à Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCM). Até ao fim de outubro, 20% das vendas de qualquer artigo cor-de-rosa, comprado quer em loja física quer online, será revertido para a associação em questão.

A APAMCM presta, de forma gratuita, tratamentos de fisioterapia a utentes em estado estado pós-cirurgico ou que realizaram reconstruções mamárias, em casos de cancro da mama, além de promover a prevenção da doença e a importância de um diagnóstico precoce através de ações de sensibilização e atividades lúdicas.
A campanha é válida para todas as peças cor-de-rosa
A campanha é válida para todas as peças cor-de-rosa Foto: Torres Novas

Joaquim Chaves Saúde

A clínica de saúde criou uma linha direta, no Whatsapp, exclusiva para a marcação de rastreios ao cancro da mama, parte da sua campanha de sensibilização "Consigo na Luta Contra o Cancro da Mama". O processo é simples e contará com o apoio de profissionais do grupo para ajudar na marcação, através de uma prescrição direta do médico para a realização de ecografia mamária e mamografia, evitando assim a necessidade de se marcar uma consulta prévia.

Os rastreios irão decorrer durante o mês de outubro nas Clínicas de Miraflores, Cascais e Sintra e na Clínica Cirúrgica de Carcavelos. As marcações dos rastreios são feitas através da leitura do QR Code, disponível nos vários materiais da campanha, que direciona para a linha do WhatsApp. 

Campanha
Campanha "Consigo na Luta Contra o Cancro da Mama" Foto: D.R

Saúdeflix com as embaixadoras Joana Cruz e Sara Rodrigues

No mês Internacional de Prevenção do Cancro da Mama, a plataforma online da AstraZeneca Portugal, a Saúdeflix, une-se às associações Careca Power, Evita, Liga Portuguesa contra o Cancro, Sociedade Portuguesa de Senologia e Daiichi Sankyo na luta com uma campanha informativa e de sensibilização chamada Cancro da Mama: O Meu é Diferente do Teu. Por ano são diagnosticados cerca de sete mil novos casos de cancro da mama e morrem, em Portugal, cerca de 1860 mulheres, e alguns homens, com este tipo de tumor. A grande prevalência encontra-se em pessoas mais jovens e acima dos 70 anos. 

O grande objetivo é dar a conhecer os diferentes subtipos moleculares que existem da doença, bem como os seus prognósticos e tratamentos disponíveis, através de quatro testemunhos em vídeo. Conheça a história destas mulheres aqui

Pinktober do Hard Rock Cafe Lisboa 

Ao longo de outubro, o Hard Rock International une-se à batalha, apoiando a investigação e consciencialização da luta contra  o cancro da mama com a campanha Pinktober. Através da sua fundação - a Hard Rock Heals Foundation - os cafés da marca irão participar numa angariação de fundos destinados a instituições de solidariedade que apoiam a causa. Na capital, o Hard Rock Cafe Lisboa irá colaborar com a Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) e contar com a parceria da chef francesa Dominique Crenn, sobrevivente da doença em questão. Cada Taco de Camarão Baja Style vendido, uma iguaria exclusiva de Crenn, representa €1 de doação. Ademais, estarão também à venda t-shirts, chapéus e pins PinkTober, em que 10% do valor reverte para a LPCC. 

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