Simone de Oliveira: “Nunca pensei que morria e nunca tive medo”
Sobreviveu a dois cancros, o primeiro aos 50 anos, o segundo cerca de duas décadas mais tarde. Simone de Oliveira, hoje com 82, é um exemplo de força, resiliência e positividade.
Foto: Pedro Ferreira 30 de outubro de 2020 às 12:12 Rita Silva Avelar
Genuinamente alegre e espirituosa, Simone de Oliveira juntou-se ao webinar Outubro Rosa, da Máxima, para dar o seu testemunho, uma vez que lutou contra dois cancros da mama. Em entrevista, revela que nunca teve medo e que, ao ir para a operação, "era a única que sabia que iria retirar todo o peito." Quando a médica que a operou lhe perguntou se poderia fazê-lo, não hesitou. Além disso, partilha a história de como descobriu que tinha o primeiro cancro da mama, quando estava no Porto, e fez uma xerografia mamária.
Não perca este testemunho de força e (re)veja todo o webinar aqui.
Marta Temido, Fátima Cardoso, Vítor Rodrigues e Simone de Oliveira falaram sobre os desafios da atualidade, a evolução da ciência e histórias de superação de cancro da mama num debate moderado por Andreia Vale. Reveja aqui.
Simone de Oliveira é uma das destemidas vozes portuguesas das últimas cinco décadas. Representou o país na numa época de plena ditadura, e teve duas vozes “numa só”. Veja o vídeo com a atriz e leia a entrevista na Máxima de outubro, nas bancas.
Vítor Rodrigues, presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, explica como a pandemia de Covid-19 está a afetar os utentes e os doentes com cancro da mama.
Fátima Cardoso, diretora da Unidade de Mama do Centro Clínico da Fundação Champalimaud, participou no webinar da Máxima sobre cancro da mama, onde falou dos últimos avanços da ciência, da urgência em contrariar a influência da pandemia e muito mais.