Ricardo Preto preferiu as silhuetas mais largas aos espartilhos
A ModaLisboa que arrancou sob o lema “Mais”. O dia fechou com o desfile de Ricardo Preto.

Esta edição da ModaLisboa trouxe-nos o evento de moda noutros moldes, e com restrições. O dia contou com alguns destaques como Buzina Lab, João Magalhães, Nuno Baltazar, Valentim Quaresma e Ricardo Preto, que fechou o dia com o desfile no Jardim Amália Rodriques.
A coleção de primavera/verão 2021 de Ricardo Preto sob o nome UNTOLD, conta a história do período desafiante que passamos, de pandemia. O UNTOLD transparece os sentimentos que prevalecem durante o tempo de confinamento e de pandemia – "nostalgia do amor, a saudade da terra natal e de tempos de outrora que reavivam memórias felizes, despertando a subtileza e desvelamento da mulher", como se lê no comunicado à imprensa.

As peças da coleção são feitas com técnicas já utilizadas pelo designer, como os patchworks, estampados, tailoring desconstruído, que se revelam em looks pijama e com kaftans. Os materiais presentes nesta criação foram o algodão orgânico, popelina, seda, tecidos de tailoring, malha de tricot, crepe e tecidos técnicos.
As silhuetas das peças são assimétricas, fluídas e oversize. Como o designer revelou na entrevista com Isabel Abreu, disponível no website da ModaLisboa, "não se sentia bem em pôr espartilhos" tendo em conta a altura de pandemia que estamos a viver, então optou por silhuetas mais largas.
As cores predominantes na coleção são os azuis e verdes profundos, vermelho e cor de rosa, e tons neutros como o bege, o branco e preto, para as estações mais quentes do ano.

Na mesma entrevista referida acima, Ricardo Preto revela que ao criar esta coleção de primavera/verão 2021, teve presente os sentimentos do momento e o que se passa no mundo agora, dando o exemplo das "work clothes", que se centram agora nos tops e nas camisolas (sendo agora a altura para o teletrabalho e das reuniões Zoom).
Veja abaixo a nova coleção UNTOLD de Ricardo Preto.

ModaLisboa Mais contada através de instantâneas
A beleza está nas pequenas coisas. Neste caso, nos mais subtis detalhes, nos looks mais edgy, na atitude mais irreverente. "Mais", conceito desta edição, mede-se nessa dose de singularidade e autenticidade, e que narramos através de fotografias instantâneas.
De tecidos antigos, colchas e toalhas de mesa para novas peças: o universo sustentável de Béhen
A jovem criadora portuguesa apresenta pela primeira vez na ModaLisboa, uma coleção da sua autoria com consciência ambiental, social e cultural. E foi ao baú das avós para o fazer.
Constança Entrudo levou à ModaLisboa um pouco da Madeira
Hoje, dia 9 de outubro marca o terceiro dia desta edição da ModaLisboa Mais, trouxe a designer Constança Entrudo com a coleção inspirada na sua terra.
"Bright": Luís Carvalho desconstrói a silhueta de forma criativa
O designer português encerra o terceiro dia da ModaLisboa com a sua coleção de primavera/verão 2021, "Bright".
Nuno Baltazar: “Um desfile tem de ser um prazer, não pode ser uma obrigação de calendário”
Com Ensaio, Nuno Baltazar quis fazer experiências com um futuro que sempre foi o seu. À Máxima, explica porque esta foi a coleção para “assumir quem realmente sou”
Sangue Novo da ModaLisboa: as novas promessas da moda portuguesa
O desfile de concurso Sangue Novo na ModaLisboa apresentou as coleções de dez jovens designers, num novo formato, em vídeo.