Moda / Tendências

Hanken: como uma segunda pele para os treinos

Maria Hansen e Pedro Stürken viajaram pelo mundo, a fazer o que os apaixona: desporto. Do surf ao pilates, foram percebendo que havia um gap no mercado, que era a ausência de roupa desportiva verdadeiramente confortável e simultaneamente sustentável e para todos os corpos.

Foto: Afonso Batista
29 de maio de 2023 Rita Silva Avelar

A sensação de vestir uma peça Hanken, uma nova marca portuguesa premium de activewear sustentável, compara-se à de quando nos enfiamos na peça mais confortável de homewear que temos no armário e nos permitimos relaxar depois de um dia mais caótico. Os tecidos, que têm como segredo uma fibra de nylon italiana feita a partir de matérias-primas recicladas – a chamada Q- NOVA Recycled Polyamide – são o verdadeiro trunfo da marca de Maria Hansen e Pedro Stürken, lançada em 2021, ainda durante a pandemia. 

Maria Hansen e Pedro Stürken.
Maria Hansen e Pedro Stürken. Foto: Afonso Batista

Dois desportistas apaixonados por ioga, pilates e tudo o que seja relacionado com bem-estar físico e mental, antes da pandemia viveram dos meses mais intensos e divertidos das suas vidas. "Tinhamos acabado de viver na Austrália e na Indonésia, e deparámo-nos com a covid-19. Passámos um ano inteiro a fazer desporto, ioga, pilates, surf, e pensámos – e agora? Queríamos continuar a inspirar-nos um ao outro, mas gostávamos de trazer as experiencias que tivemos fora para as pessoas, decidimos que queríamos fazer eventos relacionados com bem-estar, mas também criar um produto para motivar as pessoas. A coleção Seamless vem do meu treino de pilates: estava sempre à procura de algo que fosse uma "segunda pele", significa sem costuras. A peça molda-se ao corpo, depois de lavar – sem acondicionar, atenção – volta ao sítio." 

Evento de ioga organizado pela marca.
Evento de ioga organizado pela marca. Foto: Afonso Batista

Maria e Pedro acompanham a produção destas peças, que são feitas em Portugal, sem desperdício, tanto no material como na tintura, e idealizaram linhas que se podem conjugar, em tons consensuais, que vão dos clássicos preto e branco ao vermelho rubi ou o azul Saint Laurent – no total são 8 cores. Tops, t-shirts, longsleeves, shorts, leggings e jumpsuits são as peças centrais, com mais do que um design, mas pensadas para todos os corpos. "O movimento Hanken, que é mais do que uma marca, é um estilo de vida ativo e saudável", acrescenta Pedro, sobre o mote da marca. 

Modelo em branco da marca.
Modelo em branco da marca. Foto: Afonso Batista

Tops, Tshirts, Longsleeves, Shorts, Leggings e Jumpsuits, são as peças desenhadas para a nova coleção e que podem agora fazer parte dos armários dos mais desportistas ou daqueles que gostam, simplesmente, de adotar um estilo descontraído. Para dar a conhecer esta linha, a marca organizou um open day com celebridades, onde estiveram nomes como Jani Gabriel ou Biba Pitta, para uma aula de ioga seguida de uma aula de sound healing.

As peças estão à venda na The Feeting Room, em Lisboa e no Porto, na LOT – Labels of Tomorrow, no Porto, e online.

Saiba mais
Moda, Inspiração, Ioga, Surf, Desporto, Materiais Sustentáveis
Leia também

Um retiro urbano: meditar sem sair da cidade

“Urban Escape” é uma parceria entre o HOTEL HOTEL e duas convidadas especializadas em práticas de crescimento pessoal. Tânia Reis e Marta Monteiro foram chamadas a desenvolver o seu primeiro retiro urbano, contamos tudo sobre ele.

As Mais Lidas