Moda / Tendências

Os melhores e os piores tecidos para usar durante as ondas de calor

Em tempos de calor extremo, há que ter em conta o que vestimos. Dos benefícios do algodão aos malefícios da seda artificial, fomos perceber que tecidos são ideais.

Foto: Freepik
03 de julho de 2023 Ângela Mata
Este é um tema que basicamente interessa a toda a gente. Não importa se sofre muito ou pouco com o suor no corpo, mas se for o caso, então ainda mais razões há para continuar a ler. É que em dias de muito calor, nem sempre é fácil escolher a roupa certa para cada ocasião. Mas, se percebermos um pouco melhor de tecidos, isso poderá ajudar bastante.

O clima quente que se tem feito sentir em Portugal certamente tem causado estragos nas nossas decisões de guarda-roupa. Porque ninguém quer vestir aquelas calças maravilha, que depois nos fazem escorrer suor pelas pernas sempre que passamos umas horas sentadas no carro, ou aquele vestido de manga que depois faz notar todas as marcas de suor na zona das axilas... Vejamos então:
Algodão
Algodão Foto: Pexels | Angela Roma

Tecidos perfeitos para o verão

Algodão
Eis a razão para que o nosso guarda-roupa de verão esteja tão preenchido com vestidos de algodão, camisas e saias largas: é que o algodão é uma fibra natural que permite que o ar circule e se movimente livremente pelo tecido, garantindo um fluxo de ar que seca as áreas húmidas do corpo. Um algodão leve de boa qualidade também absorve a humidade, permitindo que nos refresquemos rapidamente. No entanto, atenção ao facto de o algodão amarrotar com alguma facilidade. Este material, por absorver humidade, pode apresentar manchas de suor, portanto será sempre melhor optar por cores claras em vez de escuras.

Linho
O linho é uma fibra natural que permite que o calor se afaste do corpo, absorve a humidade e seca muito rapidamente. Quer isto dizer que aqui está um tecido mais que perfeito para que nos sintamos sempre frescos. Além disso, também é bastante maleável, daí que não cole ao corpo. Apenas pode enrugar com alguma facilidade. De lembrar que, quanto mais lavamos e usamos o linho, mais macio o tecido se torna.
Linho
Linho Foto: Pexels | Pew Nguyen

Seda
A seda é um tecido leve e é uma escolha popular em climas quentes, graças à sua construção por sericultura (termo usado para descrever o processo de colheita dos bichos-da-seda e do casulo até chegar ao material propriamente dito). Muitos preferem usar uma camisa de seda do que uma versão de poliéster, devido à leveza e ao seu ajustar à temperatura do corpo. Mas, atenção, a seda não é tão absorvente quanto o algodão ou linho e escolher usar uma combinação ou saia de seda pode resultar em manchas de suor nos dias de maior calor. Portanto é de evitar peças de seda que toquem nas axilas, ou então optar por adesivos de axilas que evitem o contacto direto.

Cambraia
É um tecido que em muito se assemelha ao denim. Os seus tons leves e mais escuros geralmente absorvem a maior parte do suor. Também costuma ter uma quantidade de fios mais alta, o que significa que é um tecido mais fino e, portanto, mais respirável. Daí que seja ideal escolher a cambraia para peças de roupa como calças e casacos.
Seda
Seda Foto: Pexels | Néo Rioux

Malha Jersey
Um tecido de malha originalmente feito de lã, que percorreu um longo caminho ao nos últimos anos graças à evolução dos métodos de produção. Hoje em dia, é comum encontrar este tipo de malha fabricado a partir de uma combinação de lã, algodão e fibras sintéticas. A sua flexibilidade e conforto fazem desta uma opção popular em climas quentes.

Tecidos a evitar no verão

Poliéster
Este é um tecido duradouro e altamente resistente a manchas, mas também pode ser o pesadelo de uma pessoa transpirada no verão. Quando foi criado em 1950 nos EUA, foi anunciado pelo fabricante de roupas Du Pont com o slogan: "Milagres podem acontecer." O tecido foi apresentado como sendo resistente a vincos, fresco e confortável. Na década de 70, foi novamente comercializado como "uma fibra milagrosa que pode ser usada por 68 dias seguidos sem passar a ferro e ainda parecer apresentável". Só que o facto de ser resistente à água, significa que é péssimo a absorver qualquer humidade.

Raiom ou seda artificial
Trata-se de um tecido sintético feito de algodão, polpa de madeira e outras fibras naturais ou sintéticas. Embora as fibras finas o tornem leve e evite que cole ao corpo, não podemos esquecer que ele é feito de fibras sintéticas, assim como o poliéster, o que significa que tem mais hipóteses de repelir do que absorver a água. E o ideal que deve acontecer é o inverso. Texturas que repelem a humidade, na verdade, significam que áreas de humidade são mais propensas a aparecer.

Ganga
Apesar de ser um tecido básico em qualquer guarda-roupa de verão, é preciso ter muita coragem para vestir calças de ganga ou qualquer outra peça de ganga em dias de calor. A ganga é um tecido que dura muito, mas pesado, o que significa que não é respirável nem elástico. Até pode ser bom de verão, mas para as noites mais frescas.
Ganga
Ganga Foto: Pexels | Hanna Auramenka


Certos tecidos leves de lã, especificamente rotulados como "lã de verão", podem ficar bem no clima quente, mas são derivados do poliéster, então trazem consigo todos os contras do verão, que incluem reter a humidade e impedir a ventilação. Portanto, deixemos a lã para o inverno.

Couro
Feito de pele de animal, o couro é um tecido grosso que é ótimo para isolamento durante as estações frias. Embora o couro continue a ser uma tendência defendida por influenciadores durante todo o ano, é bom relembrar que, se optarmos por usar couro, ele deve ser preferencialmente vintage, solto e leve. Em forma de calção ou saia, por exemplo, ou em cintos, carteiras e sandálias.

Nylon
Um material sintético projetado especificamente para repelir a água. Embora possa ser habitualmente usado em roupas desportivas devido à sua capacidade de absorção, ele retém o odor, podendo causar irritações e respirabilidade muito baixa.

Acrílico
É semelhante ao nylon, um material sintético e geralmente é quente. De acordo com o fabricante de roupas Sewport, o acrílico tem alta capacidade de absorção de humidade, retém água e é muito elástico. No entanto, a sua composição de polímero sintético de poliacrilonitrila faz dele um dos piores tecidos respiráveis do mundo.
Saiba mais
Moda, Educação, Tecidos, Verão, Calor, Roupa
Leia também
As Mais Lidas