Quem é Demna Gvasalia, o novo diretor criativo da Gucci?
Após dias de especulação, a Gucci anunciou oficialmente Demna como o seu novo diretor criativo. O designer, que revolucionou a Balenciaga ao longo da última década - não sem escapar a algumas polémicas - prepara-se agora para assumir o novo cargo na casa italiana.
Foto: GettyImages14 de março de 2025 às 16:21 Inês Henriques / Com Rita Silva Avelar
A notícia foi confirmada na passada quinta-feira (13), num momento em que a Gucci procurava recuperar após um período de quedas consecutivas nas vendas do último trimestre de 2024. A saída de Sabato De Sarno, depois de apenas um ano à frente da marca, deixou a maisonnum momento de incerteza, até agora. Demna, conhecido pelo seu olhar diferenciado e algo polémico, e que até então estava na Balenciaga, assume o seu compromisso com a Gucci mas ainda sem data oficial para a sua estreia.
"Estou verdadeiramente entusiasmado por me juntar à família Gucci. É uma honra contribuir para uma casa que respeitoprofundamente e que há muito admiro", reagiu Demna numa nota publicada no Instagram oficial da marca.
Nascido na Geórgia em 1981, nutriu um interesse pela costura desde cedo, e foi na Royal Academy of Fine Arts, em Antuérpia, que ganhou o seu primeiro prémio ITS Collection of the Year em 2004 e se formou com um mestrado em Design de Moda, no ano de 2006. A partir de2014, põe à prova as suas capacidades e lança a sua própria marca, VETEMENTS, em conjunto com o seu irmão, também criador de moda. A marca tornou-se um sucesso, com destaque no streetwear e na sua posição oposta à moda de luxo parisiense. O projeto chamou a atenção da indústria e em 2015, apenas um ano depois, é nomeado Diretor Artístico da Balenciaga, marca com a qual colabora há quase dez anos, tanto para a moda masculina como feminina.
Demna é conhecido por ter impulsionado fortemente a marca da Balenciaga, tendo desde 2017 ganhado diversos prémios como Designer Internacional de Prêt-à-porter do Ano, Designer de Acessórios do Ano no Fashion Awards, Designer Internacional Feminina do Ano no CFDA Fashion Awards e Líder de Mudança em Criatividade pelo British Fashion Council.
Demna Gvasalia nos CFDA Fashion Awards, 2017
Foto: GettyImages
No entanto, durante esta última década, Demna atraiu sobre si muita atenção, tanto positiva como negativa, sendo também conhecido por passar alguns limites e de nunca ter medo de quebrar regras. Criou os sacos azuis (como os do IKEA) para a casa parisiense, foi responsável pelos ténis "esburacados e sujos" a custar mais de dois mil euros, acompanhou Kim Kardashian ao Met Gala com o macacão preto da cabeça aos pés e foi ainda responsável pela campanha publicitária com referências a pornografia infantil, que quase levou ao cancelamento da marca na altura com a hashtag #cancelBalenciaga.
Kim Kardashian no Met Gala, 2021
Foto: GettyImages
Ao longo da sua carreira, o designer também utilizou a moda como veículo de mensagens políticas e sociais. Em 2022, com o início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, utilizou os seus designs durante um desfile para mostrar a sua solidariedade, adotou as cores amarelo e azul nas suas roupas e ofereceu ainda uma camisola a todos os convidados com a bandeira ucraniana. Além disso, mantém uma 'guerra' pública com o próprio irmão, Gurum Gvasalia, que se mantém como diretor da VETEMENTS após Demna se ter afastado da marca em 2019. Os dois trocam diversas acusações mútuas nas redes sociais principalmente no que toca a cópias de roupa.
Apesar de ser uma mudança surpreendente para alguns, esta não será a primeira vez que Demna colabora com a Gucci. Em 2021, em conjunto com Alessandro Michele, criaram o "The Hacker Project", que uniu designs de ambas as marcas.
Alessandro Michele e Demna
Foto: GettyImages
Nos anos mais recentes, tem comprovado que os seus designs são mais que meras provocações e apresentou a primeira coleção de alta costura da Balenciaga em mais de 50 anos, na qual homenageou o legado de Cristóbal Balenciaga com a recriação de um vestido de noiva de 1968. Tanto a Gucci como a Balenciaga são parte do mesmo grupo de luxo, a Kering. O CEO e presidente François-Henri Pinault deu algumas palavras sobre Demna e afirmou que "o seu poder criativo é exatamente o que a Gucci precisa".
PUB
Demna e François-Henri Pinault
Foto: GettyImages
Descrito como um dos designers mais originais, inovadores e influentes da atualidade, vai agora levar os seus talentos para a casa florentina, onde será responsável pela moda feminina, masculina e pelos acessórios da marca. A sua despedida tem data marcada para 6 de julho na Semana de Alta-Costura, em Paris, com um último desfile para a Balenciaga, marca cuja direção criativa fica em aberto e sem data para a apresentação do próximo sucessor.