Junte-se ao nosso canal de WhatsApp e aceda diretamente aos temas Máxima do momento. Seguir
Moda / Casamentos

A mensagem escondida no vestido da rainha Mary da Dinamarca

A coroação surpresa dos novos reis da Dinamarca aconteceu no último domingo, 14 de janeiro.

Foto: Getty images
15 de janeiro de 2024 Máxima

A ocasião juntou dezenas de milhares de dinamarqueses em Copenhaga para a coroação surpresa do rei Frederik X, que ascende ao trono após a abdicação da mãe, a rainha Margrethe II. Ao seu lado, e depois de várias polémicas e acusações de adultério ao novo rei, esteve a mulher, agora rainha Mary consorte. O momento tomou a cidade dinamarquesa de assalto, primeiro com um passeio de carro pelas ruas, depois com a coroação, que aconteceu pelas duas da tarde locais no Palácio de Christiansborg, terminando com um beijo do casal à varanda.

O beijo entre os novos reis na varanda do Palácio de Christiansborg
O beijo entre os novos reis na varanda do Palácio de Christiansborg Foto: Getty images
View this post on Instagram

A post shared by Sky News (@skynews)

Sem grandes surpresas, a tarefa de desenhar o vestido da coroação ficou a cargo de Soeren Le Schmidt, designer dinamarquês que há muito contribui para o sofisticado guarda-roupa da rainha. O vestido foi, por isso, um reflexo da postura de Mary, uma mensagem de estabilidade, mas também de exigência e rigor. Soeren Le Schmidt assina um design de corte clássico e elegante, com uma atenção aos materiais e à silhueta que saltam à vista imediatamente. De mangas e saia compridas, complementado por uma gola ligeiramente drapeada e que se prolongava para uma faixa ao longo das costas, o vestido contou ainda com um cinto com o fecho prateado.  A escolha do branco terá vários significados, entre eles o facto de fazer parte da bandeira nacional, mas também de uma certa moralidade que parece querer contrariar os últimos escândalos da família real.

Os detalhes do vestido
Os detalhes do vestido Foto: Getty images

A rainha Margrethe II abdicou a favor do filho, aos 83 anos e depois de 52 de reinado, por razões de saúde, mas, segundo alguma imprensa, também para ajudar a salvar o casamento do filho. Era a rainha mais antiga da Europa, após a morte de Isabel II de Inglaterra, e chefiava uma das casas reais mais antigas do mundo.  

Saiba mais
Realeza, Dinamarca, Mary, Frederik X, Margrethe II
Leia também

"Yes, I do": 17 tendências de noivas para 2024

Novas abordagens ao clássico e à tradição, antecipam o sonho do grande dia. Modernizadas, otimistas e essencialmente versáteis, as tendências desafiam a escolha e exigem um sim como resposta.

Letizia, a rainha que veio da classe média

Quando, em 2003, foi anunciado o seu noivado com o príncipe das Astúrias, a jornalista Letizia Ortiz tornou-se uma celebridade mundial e uma das mulheres mais escrutinadas pelo público e pelos média. À beira de completar 50 anos continua a polarizar opiniões e a inspirar biografias, umas autorizadas e outras nem por isso.

As Mais Lidas