Princesa Mary da Dinamarca foi desconvidada para o funeral de Isabel II
Apenas o marido, o príncipe herdeiro Frederik, e a monarca do país, Margrethe II compareceram.

A família real dinamarquesa lançou um comunicado, no dia 13 de setembro, a anunciar que o príncipe herdeiro Frederik iria estar presente no funeral de Isabel II acompanhado da mulher, Mary, e mãe, rainha Margrethe II. No entanto, havia apenas dois lugares guardados na Abadia de Westminster para representantes da Dinamarca, e nenhum deles pertencia à princesa. À chegada do dia da cerimónia foi dito que apenas a rainha e o príncipe iriam comparecer.
O tabloide dinamarquês BT disse ao jornal britânico The Independent que o facto do Ministério dos Negócios Estrangeiros ter retirado o convite inicial a Mary foi um "erro lamentável". O jornal aponta a probabilidade do convite ter sido revogado devido à regra de cada país poder levar apenas um dignitário.
É sabido que a princesa tinha estado na presença de Isabel II em várias ocasiões, e que era amiga de outros membros da família real inglesa.


O príncipe Frederik e rainha Margrethe II estiveram sentados na primeira fila do funeral da monarca inglesa, do lado oposto ao rei Carlos III e a Camila, rainha consorte.

A rainha dinamarquesa foi a primeira monarca estrangeira a visitar o caixão de Isabel II antes do funeral.

Mundo, Diversão, Princesa Mary, Isabel II
Embaraços, gaffes e humilhações no funeral de Isabel II
Tudo foi coreografado ao pormenor e seguindo as vontades que a rainha de Inglaterra expressara há muito para o seu próprio funeral. Mas as emoções humanas escaparam ao guião e tornaram-se um acontecimento dentro das maiores exéquias de Estado do nosso tempo.