Coleção Métiers d’art 2020/21: Chanel fecha o ano numa ode ao feminismo renascentista
A maison francesa apresentou na última quinta, 3, o filme da coleção “Le Château des Dames” 2020/21, tendo como cenário o belo Château de Chenonceau, no Vale de Loire em França, e como única convidada a atriz Kristen Stewart.
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04 de dezembro de 2020 às 14:39 Máxima
Num ano em tudo atípico, a Chanelapresentou o último grande desfile da temporada sem audiência, à exceção de Kristen Stewart, e com transmissão online. A coleção Métiers d’art "Le Château des Dames" 2020/21 foi apresentada a partir do Château de Chenonceau, também conhecido como Château das Sete Damas, obra arquitetónica do Renascimento, onde Virginie Viard encontrou todo o empoderamento feminino de que precisava.
Foi uma decisão deliberada, aliás uma escolha "óbvia" que a diretora artística de moda da Casa tomou quando encontrou neste ambiente um símbolo do poder feminino. "Foi projetado e vivido por mulheres, incluindo Diane de Poitiers e Catherine de' Medici. É um castelo à escala humana. E o emblema de Catherine de' Medici era um monograma composto por dois C’s entrelaçados, assim como o da Chanel", confidencia em comunicado. "Não sabemos se a Coco [Chanel] foi diretamente inspirada por ela, mas é altamente provável porque ela admirava imenso as mulheres da Renascença".
As tendências apresentadas refletem tanto o glamour da nobreza renascentista francesa como a linha arquitetónica do próprio castelo, refletido em padrões de xadrez, tweed ou bordados florais. Os tons seguem uma linha monocromática, maioritariamente pretos e brancos. Entre as peças com mais destaque, e para além dos vestidos com pormenores góticos, dominados pelopretos, vimos saias em lantejoulas ou tailleurs, tudo em tamanho mini; mas também as leggings, muito presentes em todo o desfile, coloridas e brilhantes. Como acessórios aparecem os tradicionais modelos bicolores, desta vez em modo cintilante, mas também brincos megalómanos e chokersque são um statement. Uma coleção jovem e prática, onde o contexto histórico alia o romântico a um toque rock.
O diretor artístico da Chanel partiu. O criador que desafiou as leis da vida desapareceu aos 85 anos, em Paris. Retrato possível de um homem que sabia demasiado – e de quem, só aparentemente, sabíamos alguma coisa. Recordamos o artigo publicado na Máxima um ano depois da sua morte.
A Wheat & Rose é a jovem marca de roupa de Maria Veloso que se inspirou na sua bisavó cheia de pinta. Linhas descontraídas em texturas sofisticadas, e com detalhes pensados para que a magia dure.
Com a Chanel, antes de uma coleção apaixonamo-nos pelo cenário do desfile. Uma praia, um avião, um barco, um foguetão ou uma cascata? É difícil escolher um preferido, por isso reunimos alguns dos mais impactantes e surpreendentes dos últimos anos.
Dotada de uma beleza genuína e de um je ne sais quoi que também casa com a história da Chanel, a princesa do Mónaco torna-se no novo rosto da marca para 2021 e protagoniza a nova campanha, fotografada pela dupla Inez & Vinoodh.
A maison francesa elegeu a atriz britânica para ser a estrela principal na curta-metragem dedicada à coleção de verão 2021, com realização de Gaspar Noé.