Isabel II foi alvo de tentativa de homicídio, revela o FBI 40 anos depois
De acordo com documentos divulgados pelo FBI, foi durante uma visita aos EUA, em 1983, que a rainha Isabel II enfrentou uma potencial ameaça de assassinato.

Segundo o jornal BBC News, foram divulgados, pelo Federal Bureau of Investigation (FBI), documentos que mostram a ajuda necessária para garantir a segurança da rainha num episódio específico que aconteceu nos anos 80. De acordo com os documentos, um agente que estava a frequentar um bar irlandês, em São Francisco, avisou os colegas do FBI sobre um telefonema de um homem que tinha conhecido no local. O alerta deu-se quando o suspeito disse querer vingança pela morte da sua filha "que tinha sido morta na Irlanda do Norte por uma bala de borracha".

A ameaça foi feita no dia 4 de fevereiro de 1983, cerca de um mês antes de a rainha e de o príncipe Filipe visitarem a Califórnia. Citado pela BBC News, o documento diz que este homem, "ia tentar fazer mal à rainha Isabel e iria fazê-lo deixando cair um objeto em cima da Golden Gate Bridge sobre o Royal Yacht Britanni (barco que transportava membros da família real britânica) quando este estivesse a passar por baixo da ponte, ou tentaria matar a rainha quando esta visitasse o Parque Nacional de Yosemite".


Para responder a esta ameaça, os serviços secretos planearam "fechar os passeios da Golden Gate Bridge quando o barco estivesse a aproximar-se". Segundo o jornal britânico, não se sabe ao certo que medidas chegaram a ser tomadas no parque de Yosemite mas a visita da Rainha chegou a ser realizada. Os documentos relativos a esta ameaça foram partilhados no website de informação do FBI, o Vault, na sequência de um pedido de acesso à Lei da Liberdade de Informação apresentado pelos meios de comunicação social americanos.
Foi também revelada uma intimação direcionada a um piloto que sobrevoou, com um pequeno avião, um parque em Nova Iorque com um cartaz a dizer "Inglaterra, sai da Irlanda". Com isto, os agentes mantiveram-se atentos ao que consideraram ser o potencial real de ameaças à rainha. Durante a sua vida, a rainha Isabel II visitou várias vezes os Estados Unidos, e algumas das visitas ocorreram durante as tensões do país com a Irlanda do Norte. É exemplo disso a visita à Costa Oeste, em 1983.

Apesar de toda a preocupação, ameaças destas já não eram novidade, citado pela BBC News, o FBI disse em 1989 que "a possibilidade de ameaças contra a monarquia britânica está sempre presente por parte do Exército Republicano Irlandês (IRA)".

Celebridades, Atualidade, Rainha, FBI, Rainha Isabel II
Kate emociona-se com discurso de William dedicado ao pai
No castelo de Windsor, durante o concerto oficial da coroação, Carlos III seguiu atento as palavras do filho, que discursou com visível carinho pelo papel que o pai agora assegura perante os ingleses.
O sonho americano de Harry e Meghan estará a cair por terra?
Depois de uma aparente perseguição de paparazzi em Nova Iorque, Harry perde um processo em tribunal, os americanos já não o querem, e o divórcio pode estar à vista.
Kate quebrou o protocolo e Camilla escondeu mensagens no vestido. Os detalhes curiosos da Coroação do rei Carlos III
Estes são alguns dos destaques e curiosidades do histórico fim de semana, que reuniu mais de 2000 convidados na Abadia de Westminster e no Castelo de Windsor.