Celebridades

Celebridades que passaram por distúrbios alimentares

Foram várias as personalidades que já falaram sobre as suas experiências com estes transtornos e de como os ultrapassaram. Reunimos alguns dos seus testemunhos na fotogaleria.

24 de janeiro de 2020 | Sara Nascimento e Aline Fernandez

Numa sociedade ocidental que tem vindo a trabalhar para minimizar estereótipos de beleza, a relação das mulheres com o seu corpo continua a ser um desafio. Este tipo de exigências e rótulos atribuídos resultam muitas vezes em problemas mais graves, na tentativa de atingir a dita "perfeição". Anorexia e bulimia são os exemplos mais comuns no que diz respeito a distúrbios alimentares, mas existem muitos outros que afetam mulheres e homens de todas as idades.

Várias celebridades passaram por transtornos deste tipo e por isso, partilharam as suas experiências e histórias. Reunimos algumas delas:

Taylor Swift

A cantora falou sobre o assunto no seu novo documentário Taylor Swift: Miss Americana, da Netflix, que estreou no Festival de Cinema de Sundance a 23 de janeiro de 2020. Swift contou que quando via "uma foto minha onde parecia que a minha barriga era muito grande ou… quando alguém dizia que eu parecia estar grávida… Isso levava-me passar fome, parava de comer", confessou. A cantora, hoje com 30 anos, contou que o distúrbio alimentar começou a afetar o seu desempenho em tour. "Eu pensava que deveria sentir que ia desmaiar no final do espetáculo ou no meio dele", partilha Swift. "Agora, eu percebo que não, quando comes, tens energia, ficas mais forte, podes fazer todos os shows e não te sentes [fraca]."

Victoria Beckham
A ex-Spice Girl sempre manteve uma silhueta elegante, no entanto, em vários momentos demonstrou uma magreza demasiado acentuada. Em 2001, Victoria admitiu, no seu livro autobiográfico Learning to Fly que sofreu com distúrbios alimentares, mais concretamente na altura em que pertencia ao grupo Spice Girls, uma vez que os managers da banda faziam pressão em relação ao peso. Beckham contou ainda que sofreu de bulimia e anorexia após o nascimento do seu primeiro filho.

Kesha
Numa entrevista para a revista americana Rolling Stone, a cantora partilhou a pressão que sentiu para ter um determinado peso e "tamanho" de forma a integrar-se no mundo da música. "Eu estava lentamente a matar-me de fome".

Christina Ricci
A atriz lutou contra a anorexia durante a sua adolescência e a sua fama não ajudou na recuperação. Com apenas 14 anos e em plena tentativa de recuperação, a doença de Christina foi divulgada na imprensa, o que tornou o processo ainda mais difícil.

Victoria da Suécia
A princesa terá passado uma fase complicada na sua adolescência devido aos seus problemas com a alimentação. Aos 21 anos, Victoria teve uma desilusão amorosa que a levou a sofrer de anorexia. A sua recuperação foi feita sobretudo através da prática regular de desporto.

Jane Fonda
A atriz norte-americana considerada um símbolo sexual na década de 1960, terá lutado contra a anorexia e bulimia durante 25 anos e confessou sentir-se mais feliz a partir dos seus 50 anos. Antes disso, Jane terá vivido uma luta constante contra os dois tipos de distúrbios alimentares. 

Alanis Morissette
A cantora canadiana teve bulimia e anorexia durante cinco anos, doenças que ultrapassou através da terapia. Numa entrevista à revista Women’s Health, Alanis associou os distúrbios alimentares à falta de "fronteiras" e à violação de "limites" em diversas áreas da sua vida.

Lady Gaga
A cantora e atriz chegou a lançar uma seção no seu website chamada Body Revolution, onde encorajava os seus fãs a partilharem fotografias deles mesmos e a aprenderem a gostar dos seus defeitos, devido a traumas causados pela perda e aumento de peso enquanto criança. Gaga tem vindo a lutar contra distúrbios alimentares há mais de dez anos

Lily Collins
A atriz passou pelo mesmo que a sua personagem no filme Até aos Ossos (2017), que acompanha uma jovem vítima de anorexia em estado grave. A atriz confessou que terá sido difícil e assustador interpretar uma rapariga com anorexia, quando já lutou contra a doença durante a sua adolescência.

Ireland Baldwin
A modelo filha de Kim Basinger e Alec Baldwin revelou em agosto de 2018, através das suas redes sociais, que lutou contra a anorexia. Ireland terá dito que os seus hábitos alimentares pioraram devido a comentários negativos nas redes sociais.

Portia de Rossi
No livro escrito pela atriz, Unbereable Lightness: A Story of Loss and Gain, Portia conta como a sua batalha contra a anorexia e bulimia começou quando tinha apenas 12 anos. A mulher de Ellen DeGeneres sofreu distúrbios alimentares durante a altura em que foi colocada nas passerelles, tendo chegado a passar uma semana inteira sem comer por pressão dos seus agentes de moda.

Demi Lovato
A cantora, revelou ao site BuzzFeed os problemas que teve com a sua imagem e com o seu corpo, que deram origem a distúrbios alimentares. "Percorri um longo caminho, mentalmente, emocionalmente e ainda fisicamente e por isso estou orgulhosa de mim."

Zoë Kravitz
A filha de Lenny Kravitz terá sofrido com distúrbios alimentares durante a sua adolescência. A atriz sentia uma necessidade de se igualar às modelos das revistas e entre os 13 e os 17 anos sentiu-se frustrada com a sua aparência, o que resultou em anorexia e bulimia.

Kate Winslet
Antes de interpretar Rose, no filme Titanic, em 1997, a atriz desenvolveu bulimia durante a sua adolescência por ter sido uma "criança gordinha", como contou em várias entrevistas, e pelo bullying que isso despoletou. Atualmente confessa sentir-se bem com o seu corpo e condena os padrões de beleza que apelam à magreza.

Ashley Rickards
Mais conhecida pelo papel de Jenna na série televisiva da MTV Awkward, Ashley falou no livro que lançou em março de 2015 sobre os distúrbios alimentares que desenvolveu enquanto adolescente por estar "farta de se sentir gorda e rejeitada". Aos 14 anos, quando se mudou para Los Angeles para se tornar atriz, a situação agravou-se quando designers, diretores de castings e mesmo atores elogiavam a sua magreza.

Mary-Kate Olsen
Mary-Kate sofreu de anorexia nervosa em 2004. Este tipo de anorexia é influenciado não só pela insuficiente dieta alimentar, mas também por componentes psicológicos.

Calista Flockhart
Calista admitiu que sofreu de distúrbios alimentares na altura em que interpretava o papel principal na série Ally McBeal. Os distúrbios terão sido causados pela quantidade de stress a que estava sujeita o que a levou a comer menos e a fazer demasiado exercício.

Princesa Diana
Também Lady Di sofreu com problemas alimentares. Em meados da década de 80, Diana terá sofrido de anorexia e bulimia, causadas inicialmente pela depressão. Em agosto de 2017, o filho William, terá revelado num documentário o orgulho que sentiu devido à princesa ter tornado a sua batalha pública.

Taylor Swift
Foto: Neilson Barnard/Getty Images
1 de 18 Taylor Swift
Victoria Beckham
Foto: Getty Images
2 de 18 / Victoria Beckham Victoria Beckham
Kesha
Foto: Instagram @iiswhoiis
3 de 18 / Kesha Kesha

Christina Ricci
Foto: Instagram @riccigrams
4 de 18 / Christina Ricci Christina Ricci
Victoria da Suécia
Foto: Getty Images
5 de 18 / Victoria da Suécia Victoria da Suécia
Jane Fonda
Foto: Getty Images
6 de 18 / Jane Fonda Jane Fonda
Alanis Morissette
Foto: Instagram @alanis
7 de 18 / Alanis Morissette Alanis Morissette
Lady Gaga
Foto: Instagram @ladygaga
8 de 18 / Lady Gaga Lady Gaga
Lily Collins
Foto: Instagram @lilyjcollins
9 de 18 / Lily Collins Lily Collins
Ireland Baldwin
Foto: Instagram @irelandbasingerbaldwin
10 de 18 / Ireland Baldwin Ireland Baldwin
Portia de Rossi
Foto: Instagram @portiaderossi
11 de 18 / Portia de Rossi Portia de Rossi
Demi Lovato
Foto: Instagram @ddlovato
12 de 18 / Demi Lovato Demi Lovato
Zoë Kravitz
Foto: Instagram @zoeisabellakravitz
13 de 18 / Zoë Kravitz Zoë Kravitz
Kate Winslet
Foto: Getty Images
14 de 18 / Kate Winslet Kate Winslet
Ashley Rickards
Foto: Instagram @ashleyrickardspowerb
15 de 18 / Ashley Rickards Ashley Rickards
Mary-Kate Olsen
Foto: Getty Images
16 de 18 / Mary-Kate Olsen Mary-Kate Olsen
Calista Flockhart
Foto: Getty Images
17 de 18 / Calista Flockhart Calista Flockhart
Princesa Diana de Gales
Foto: Getty Images
18 de 18 / Princesa Diana de Gales Princesa Diana de Gales
Saiba mais distúrbio alimentar, anorexia, bulimia, celebridade, alimentação, trasntorno, alimentar, testemunho, fome, defeito, trauma, peso, bullying, rejeição, stress, depressão
Relacionadas

As estrelas e a obsessão pelas cirurgias

Poucas são as celebridades que escapam às cirurgias. Blake Lively reduziu apenas o volume do nariz, já Meg Ryan intercedeu em todo o rosto. Veja aqui mais exemplos.

Mais Lidas