Stress e ansiedade? Billie Eilish ensina exercício de respiração durante concerto
A cantora de 'Bad Guy' partilhou com os fãs técnicas para aliviar o stress e a ansiedade durante o concerto que deu no Festival de Glastonbury, Inglaterra.
Foto: Harry Durrant/Getty Images30 de junho de 2022Ana Filipa Damião
A cantora voltou a abordar o tema da saúde mental, desta vez em palco e com conselhos práticos. Billie Eilish, de 20 anos, realizou um exercício coletivo para aliviar o stress durante a sua atuação no Festival de Glastonbury, em Inglaterra. Aliás, a ação tem sido tão bem recebida pelo público que Billie a tem repetido em palco ao longo da atual digressão.
Em que consiste esta técnica de respiração, exatamente? Sabemos que o próprio ato é algo intrínseco ao ser humano, fazemo-lo sem pensar nos primeiros segundos de vida. Porém, existem formas mais e menos corretas de respirar. Aquelas que beneficiam o organismo já são antigas, podendo ser encontradas em práticas orientais tais como a meditação e o yoga.
Enquanto a respiração superficial avisa o cérebro que está sob ameaça, levando à libertação de cortisol, a hormona do stress, a profunda e intencional combate o mesmo problema.
O trabalho de respiração ativa o nosso nervo vago –que vai do cérebro a todos os órgãos vitais – para avisar o organismo que estamos seguros e que podemos relaxar, explica Sophie Belle, especialista no tema, ao site da Glamour inglesa. Além disso, ajuda a aceder ao sistema nervoso parassimpático, fulcral para o estado de repouso e recuperação do corpo.
Segundo Belle, as técnicas de respiração facilitam uma mudança nos níveis de oxigénio e CO2 no sangue, e embora não existam muitos estudos comprovados até à data, uma pesquisa publicada na publicação científica Frontiers in Human Neuroscience afirma que o trabalho de respiração regula a resposta ao stress, aumentando as ondas alfa do cérebro e diminuindo as theta, o que leva a um maior conforto, relaxamento, bem-estar, vigor e alerta, e menos sintomas de excitação, ansiedade, depressão, raiva e confusão.
Uma técnica simples que pode ajudar em tempos de ansiedade: inspire pelo nariz durante quatro segundos, sustenha a respiração durante sete, e expire durante oito. Repita o padrão dez vezes.
O coach espanhol Gio Zararri discorre sobre uma das maiores inquietações das gerações atuais: a ansiedade. Esclarece o conceito e dá-nos ferramentas para “remediar”, como diz, aquilo que devia ser apenas um mecanismo de defesa e não um transtorno.