Beleza / Wellness

A ementa que Natalie Portman comeu vezes sem conta para fazer um papel

Para o seu novo filme, 'Thor: Amor e Trovão', a atriz de 41 anos teve de aumentar o número de calorias que ingeria, mantendo à mesma uma dieta vegan, e passar longas tardes no ginásio, cinco dias por semana.

A carregar o vídeo ...
29 de junho de 2022 Ana Filipa Damião

A profissão de ator ou atriz obriga a constantes mudanças físicas, de diferentes cortes de cabelo a alterações de peso. E, no mundo da sétima arte, os grandes músculos que o espetador vê na tela são, por norma, conseguidos com esforço e dedicação. Este é o caso de Natalie Portman, que teve de adaptar a sua dieta alimentar e rotina desportiva, ao longo de quatros meses, para interpretar mais uma vez Jane Foster na sequela da Marvel Thor: Amor e Trovão.

Para ganhar massa muscular, a atriz consumiu mais calorias do que aquelas a que estava habituada, conforme explicou a sua personal trainer, Naomi Pendergast, em entrevista ao site Insider. "Para determinar as suas necessidades, Natalie fez um teste metabólico. Trata-se de um teste que dá uma leitura muito precisa das necessidades calóricas diárias de uma pessoa. A partir destes números, fomos capazes de determinar quantas calorias extra ela precisava por dia para construir massa muscular".

Sendo a atriz vegan, o seu pequeno almoço consistia em papas de aveia com frutos vermelhos, seguido de um batido de proteína após o treino. Ao almoço era servido falafel, um prato tradicional do Médio Oriente, com batido de proteína, e ao jantar havia caril vegan, também acompanhado de um batido. Os únicos snacks aprovados eram saladas, frutas e frutos secos como nozes.

Natalie Portman e Chris Hemsworth em 'Thor: Amor e Trovão'
Natalie Portman e Chris Hemsworth em 'Thor: Amor e Trovão' Foto: D.R

Quanto à rotina desportiva, Pendergast focou-se em três secções: tronco, braços e cardio, com treinos cinco dias por semana. "O objetivo original de Natalie era ter braços fortes, mas percebemos rapidamente que o seu papel ia para além da sua aparência. Ela precisava de realizar bastantes acrobacias que exigiam um corpo ágil e forte no tronco, pelo que isto também se tornou um foco nas nossas sessões de treino", afirmou a personal trainer.

Para definir os abdominais, Natalie realizou quatro exercícios diferentes, com vinte repetições por set. Para variar um pouco, o último exercício de tronco consistia em levantar um peso acima da cabeça durante um minuto seguido (vezes três). Contudo, o treino de tronco parece "fácil", comparando com os exercícios de braços (não descurando o peito, as costas e os ombros) escolhidos para a atriz.

Após um aquecimento de alguns minutos, seguiam-se dez exercícios centrados na parte superior do corpo, como elevações laterais com halteres ou elevações assistidas, com quatro sets cada e 12 a 25 repetições. Por fim, o cardio era dedicado a três rondas de dois minutos de boxe, seguido de um minuto de saltos. Para alongar, Pendergast optou por exercícios com um rolo de espuma.

Saiba mais
Saúde, Educação, Natalie Portman, exercício físico, Thor, cinema
Leia também
As Mais Lidas