A Internet é, na sua maioria, o local ideal para encontrar inspiração para uma nova maquilhagem ou até novas receitas de culinária. No entanto, o mesmo já não se aplica a dicas de beleza, principalmente as últimas tendências que circulam no Tik Tok.
Consiste em aplicar uma camada de vaselina (derivada de petróleo) no rosto, depois da aplicação do creme e sérum à noite, para manter a pele hidratada.
Mas será que funciona? Os cientistas afirmam que sim, uma vez que cria uma barreira à prova de água e previne a evaporação desta, de acordo com um artigo da revista S Moda.
"Embora não acrescente ou retenha água, evita a sua perda", disse Rosa del Río, dermatologista e diretora da Unidade de Estética Facial do Grupo Pedro Jaén, em Madrid, em entrevista à publicação.
Contudo, a Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia alerta que esta não é a técnica mais apropriada para manter a hidratação.
O facto da vaselina ter uma função de obstrução pode ser contraproducente pois está a interferir com o funcionamento normal da pele, promovendo a proliferação de bactérias e agravando problemas de acne.
A bebida de clorofila está a inundar as redes sociais pelas suas propriedades antioxidantes e ‘mágicas’.
A clorofila é um pigmento verde natural responsável pela fotossíntese em plantas e algas, podendo ser encontrada também em alimentos como brócolos, espinafres e espargos.
Vários utilizadores do Tik Tok afirmam que este produto é o segredo para perder peso, tratar acne, desintoxicar o corpo e até para deixar de transpirar. E embora os utilizadores digam que vêm resultados ao fim de algumas semanas, não existem provas científicas que o comprovem.
Além disso, não é aconselhável a toma de suplementos ou vitaminas sem antes consultar um médico.
Vendidos em todos os tamanhos e texturas, o protetor solar protege-nos dos raios ultravioleta A e B e previne escaldões e cancro da pele.
Porém, está agora a ser utilizado como um substituto das paletas faciais de contorno. Segundo a nova tendência, a aplicação de protetor é feita só nas áreas onde normalmente seria posto o iluminador, deixando grande parte do rosto desprotegido. Deste modo, algumas áreas ficam mais bronzeadas do que outras, como quem tem uma tez naturalmente bronzeada.
Em todo o caso, é uma má ideia. Numa entrevista dada à revista Byrdie, a dermatologista Rachel Nazarian explicou que este truque "é um disparate" e que é o equivalente a estar a escolher que "área do rosto envelhece mais depressa; que área fica mais exposta à radiação solar e é sacrificada ao cancro da pele".
Cuidado, quando nos referimos a microneedling não estamos a falar de rolers de jade, mas sim de dermarollers.
Os massajadores de pedra promovem a circulação do sangue na face. Já os dermarollers possuem agulhas muito pequenas que provocam lesões na camada superficial da pele, forçando o processo de regeneração, processo este que contribui para a produção de colagénio e uma maior elasticidade no rosto.
No entanto, os especialistas advertem que este tipo de tratamento não se deve fazer em casa pois para além de danificar a pele pode causar infeções, alergias e irritações cutâneas.
O debate sobre a depilação com lâmina não é recente. Se antes nos perguntávamos se o devíamos fazer nas pernas ou nas axilas, hoje a questão foca-se na face.
O dermaplaning consiste na passagem de uma lâmina no rosto com o intuito de retirar pêlos e células mortas. De acordo com o site Healthline, contribui ainda para o desaparecimento de algumas cicatrizes provocadas pela acne.
Contudo, Rachel Nazarian avisa que uma vez feito, comprometemo-nos a uma relação duradoura com a lâmina. Além disso, o dermaplaning pode ser perigoso para alguns tipos de pele.
"Nalguns casos o procedimento pode ser contraprodutivo em pele sensível, com acne ou com outras patologias dermatológicas", alertou à publicação S Moda Alejandro Martín-Gorgojo, dermatologista na Clínica de Dermatologia Internacional, em Madrid.