Este truque para secar o verniz está viral nas redes sociais
Só precisamos de um copo de água gelado e em apenas alguns minutos teremos a manicure perfeita. Como funciona?
Existem inúmeras soluções que surgem constantemente com o objetivo de minimizar a acne. Desde remédios caseiros, como esfregar alho no rosto, até recomendações de apenas lavar a cara à noite, as opções parecem infinitas. Por isso, não é de admirar que surjam novos conselhos na internet, prometendo milagres para quem sofre deste problema. Afinal, quem lida com a acne está disposto a tentar de tudo para se livrar das incómodas borbulhas. A mais recente tendência afirma que, após lavar o rosto, não devemos usar toalha para secá-lo. Devemos deixar que o ar faça o trabalho e, só depois, aplicamos os produtos de cuidado de pele. Esta abordagem levanta questões sobre o impacto que a secagem com toalha pode ter na pele. Será que o atrito da toalha pode agravar irritações ou espalhar bactérias? Por outro lado, deixar a pele secar ao ar livre pode preservar a hidratação natural, mas será que é suficiente para manter a saúde da pele?
Existem, na verdade, opiniões opostas quando se fala sobre este tema. Para simplificar, vamos perceber a razão por trás da sugestão de secar o rosto ao ar livre. Muitos acreditam que o uso da toalha, após a limpeza do rosto, pode irritar ainda mais a pele — sobretudo porque, em vez de pressionarem a toalha delicadamente, muitas pessoas tendem a esfregá-la vigorosamente para remover a água mais rapidamente. "A chave é ser delicado e dar pequenas passagens sem ser demasiado agressivo, pois isso pode levar a um agravamento da secura ou da sensibilidade", explica a dermatologista Shereene Idriss, de Nova Iorque, à Allure. O uso inadequado da toalha é, na verdade, um dos principais fatores que contribuem para a irritação da pele.
Outro problema que surge com o uso da toalha é a falta de cuidado com a higiene. Muitas vezes, não se dá a devida atenção à troca da toalha ou utiliza-se uma toalha que não é exclusiva para o rosto. Estas práticas, embora pareçam inofensivas, podem estar entre as principais causas de acne e irritações cutâneas.
Por outro lado, há quem acredite que secar o rosto ao ar livre pode, por vezes, fazer mais mal do que bem. Madhuri Agarwal, fundadora da Yavana Aesthetics Clinic, conta à Vogue India que, quando a água é deixada na pele durante longos períodos, pode ressecá-la ainda mais. "Isto acontece porque o contacto prolongado com a água retira à pele a sua humidade e lípidos naturais, perturbando a barreira cutânea", explica a especialista.
Depois de uma análise cuidadosa, podemos concluir que a toalha, quando usada corretamente, não é o vilão. Pelo contrário, limpar o rosto com uma toalha suave e limpa é muito mais eficaz do que deixar a pele secar ao ar livre. Além disso, a maioria das pessoas não dispõe de tempo para esperar que o rosto seque naturalmente antes de continuar com o resto da sua rotina de cuidados. Em jeito de conclusão, o segredo está na moderação e no cuidado que se tem tanto com a toalha quanto com a pele.