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Jessica Chastain: "[Este papel] foi intenso, penetrante e doloroso"

A atriz é Mira em 'Scenes from a Marriage', a nova versão do clássico de Ingmar Bergman já disponível na HBO. Uma mulher à beira de uma revolução pessoal numa série que confronta o espetador com os papéis de género, o amor, o ódio, o desejo, a monogamia e o casamento através da lente de um casal americano contemporâneo.

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21 de setembro de 2021 às 08:55 Máxima

Para Jessica Chastain, Scenes from a Marriage [trad. Lit.: Cenas de Um Casamento] foi uma experiência incomparável, que ocorre "uma só vez na carreira" de alguém. Trabalhar com material emocionalmente difícil e incrivelmente exigente, com o guionista e realizador Hagai Levi, e ser protagonista ao lado de Oscar Isaac estava, afirma, destinado a acontecer.

A já duplamente nomeada para um Óscar da Academia de Cinema norte-americano começou por ser alertada para o projeto por Isaac, seu amigo desde que ambos estudaram artes dramáticas em Julliard, Nova Iorque, há duas décadas. Jessica ficou imediatamente intrigada.

Foto: HBO

"A notícia chegou-me quase um ano antes de começarmos a gravar", recorda. "O Oscar, que eu conheço desde sempre – andámos na escola juntos –, mandou-me um e-mail ainda antes de estar ligado ao projeto e disse: ‘Olá, ouve, a HBO vai fazer Cenas de Um Casamento. Quero fazer isto contigo.’

"Ele disse-me que o Hagai estava envolvido – isto foi, claro, antes da Covid – e eu respondi: ‘Sim, vamos lá tentar entrar os dois nisto.’ Contudo, o meu tempo estava completamente lotado. Eu deveria estar a fazer na altura Uma Casa de Bonecas (do Ibsen) no West End, por isso disse-lhe: ‘Se as pessoas puderem esperar: é que a minha agenda está bastante ocupada – o único problema é esse.’

"E as coisas correram o seu curso normal e não puderam esperar, mas depois veio a Covid, a minha agenda libertou-se bastante, por isso, quando o Oscar voltou a mandar-me um e-mail antes de começar a gravar e me disse "Olá, isto ficou outra vez disponível’, era o timing perfeito. Eu soube muito antes – mesmo antes de o Oscar estar ligado ou de eu estar ligada ao projecto – que aquilo pertencia ao meu mundo, era algo que dava a sensação que tinha de acontecer. E eu soube isso logo no primeiríssimo instante em que li o guião."

Foto: HBO

A versão original de Cenas de Um Casamento, de Ingmar Bergman, foi primeiro emitida na televisão sueca em 1973, protagonizado por Erland Josephson e Liv Ullmann nos papéis de Johan e Marianne, um casal, de início, aparentemente feliz, cujo casamento passa por uma crise quando o marido tem um caso amoroso. Exibido ao longo de seis episódios, a série captou a atenção do país com uns incríveis mais de 3,5 milhões de espetadores – quase metade da população, na altura – a ligar a televisão para ver o final.

A versão de Levi é o releitura contemporânea do original e é uma história dolorosamente honesta, comovente e desoladora acerca de um casal que se ama, mas que está a caminho do divórcio. A nova série limitada de cinco episódios de Levi explora papéis de género, o amor, o ódio, o desejo, a monogamia e o casamento através da lente de um casal americano contemporâneo.

Foto: HBO

Isaac é Jonathan, um professor de Filosofia, e Jessica Chastain é Mira, um alto cargo de uma empresa tecnológica que é a principal ganhadora do casal, ao passo que o marido trabalha sobretudo a partir de casa e toma conta da filha de ambos, Ava.

Chastain tem uma ligação pessoal com a série original de Bergman: ela foi dirigida por Liv Ullmann no aclamado filme de 2014 por esta realizado, Miss Julie, e escreveu-lhe antes de começarem as gravações do novo Cenas de Um Casamento.

Foto: HBO

"Mantivemo-nos em contacto", explica Jessica Chastain. "Enviei-lhe um e-mail para perguntar como estava a passar e ela respondeu-me. Sei que muitas pessoas estavam nervosas quanto ao facto de se revisitar Cenas de Um Casamento e eu consigo perceber isso porque, para mim, é uma obra perfeita, especialmente feita naquele período", diz.

"Ela condensa nela realmente tanto do que era o casamento e os papéis de género daquela época. Eu só queria que ficasse claro que eu não estava a interpretar o papel da Marianne – e que não há mais ninguém que não a Liv que conseguisse fazer aquilo, só há uma Marianne e essa é a Liv Ullmann – e eu não queria que ela pensasse que eu estava, num certo sentido, a apossar-me de algo que ela tinha criado e que também não devia ser tocado", continua a atriz. 

Foto: HBO

"Este é um olhar moderno sobre o casamento. E também, muito interessante, é olhar para a série original e depois olhar para a nossa e ver como os papéis de género mudaram nos últimos 50 anos."

Em contraste com a peça original de Bergman, a nova série passa-se quase inteiramente em casa de Mira e Jonathan, nos arredores de Boston, que vai evoluindo visualmente em conjunto com as suas narrativas inconstantes.

Foto: HBO

Crucialmente, também, Levi inverte os tradicionais papéis de género: "Desde o primeiro momento em que o li – e cheguei ao episódio dois e à troca que tinha sido feita –, tornou-se incrivelmente interessante para mim, porque retrata de facto as mulheres e a minha personagem, a Mira, como um ser humano completamente realizado", diz Jessica Chastain.

"Ao passo que quando olho para o original, a Liv Ullmann é como um deusa – ela um anjo e tão bonita, maravilhosa e fantástica –, mas a personagem do Johan é bastante chauvinista. Gostei bastante da ideia de explorar a noção de uma mulher com complicações e complexidades. E, para mim, essa foi a parte realmente excitante do projecto."

Foto: HBO

Cenas de Um Casamento foi filmado num estúdio no estado de Nova Iorque, onde o interior da casa de Jonathan e Mira – no início, um lar feliz, mas, mais tarde, cenário de desgosto quando Mira anuncia que vai partir – foi construído pelo diretor de arte Kevin Thompson e a sua equipa.

Embora apoiados por um elenco excecional que surge em papéis secundários nos episódios um e cinco, Cenas de Um Casamento é essencialmente tocado a quatro mãos, com Chastain e Isaac como Mira e Jonathan meticulosamente desferindo um vaivém tanto de brutais discussões como de manifestações amorosas, cobrindo um período de cinco anos. Foi, diz Chastain, intenso, difícil, penetrante e, por vezes, doloroso.

Foto: HBO

"Quando primeiro conhecemos a Mira, ela vive nesta espécie de depressão marital em que se asfixiou e se silenciou – e foi super-interessante explorar tudo isto com o Oscar. Também se tornou difícil e bastante doloroso em episódios mais à frente", conta.

"E quando se está a filmar estas cenas com alguém de quem realmente se gosta – porque há profunda afeição entre mim e o Oscar – torna-se muito complexo e difícil de gerir. Eu acho que isso se nota no trabalho. Foi uma gravação dura para os dois, mas, felizmente, a nossa amizade está bem e nós continuamos a falar-nos, as nossas famílias passaram férias juntas e nós passamos muito tempo juntos."

Foto: HBO

No entanto, conta Chastain, enquanto filmavam a série, mesmo no início, "eu olhava nos olhos dele e perguntava: ‘Nós vamos continuar a ser amigos depois disto?’ Porque a sensação que dava é que era demasiado perturbador, demasiado intenso. Mas fico muito feliz por dizer que continuamos a ser muito bons amigos."

Levi descreveu as filmagens de Cenas de Um Casamento como "extenuantes, lindas e reais".

"A realidade é que foi divertido porque, de facto, um take de 20 minutos é uma coisa divertida para se estar envolvida: é como se se estivesse a vogar sobre uma onda de energia, mas era também incrivelmente doloroso.

"E a forma como o Hagai trabalha, pelo facto de ele saber tanto acerca de terapia, há tanta coisa que nós somos chamados a ir buscar ao nosso âmago mais profundo, que acabou por ser uma experiência bastante dolorosa – uma experiência em que estou muito muito feliz por ter estado envolvida, mas que não é algo para que olhe para trás e veja de um modo jubiloso. Espero trabalhar com o Hagai e o Oscar diversas vezes mais – e ambos sabem disto –, mas, para mim, eu não olho para esta experiência como tendo sido feliz."

Foto: HBO

Apesar disso, a atriz tem a certeza que esta série era algo que estava votado a acontecer e não teria perdido a experiência por nada.

Curiosamente, logo no início da sua carreia, Jessica Chastain fez uma audição para o episódio piloto de Em Tratamento, série criada por Levi para a HBO a partir do seu original israelita BeTipul.

"Eu fui e fiz o teste para o episódio piloto e não consegui o papel", disse a rir. "Mas era demasiado nova, por isso não faz mal. E acabou por resultar lindamente, porque estivemos agora os três a fazer isto – este é o trabalho que deveríamos ter feito juntos."

Foto: HBO

Entre os filmes de Jessica Chastain incluem-se As Serviçais, 00:30 Hora Negra, A Dívida, Procurem Abrigo, Coriolano, A Árvore da Vida, The Killing Fields – O Campo da Morte, Dos Homens Sem Lei, The Color of Time, Mamã, O Desaparecimento de Eleanor Rigby, Interstellar, Um Ano Muito Violento (em que contracena com Oscar Isaac), Perdido em Marte, O Caçador e a Rainha do Gelo, Miss Sloane – Uma Mulher de Armas, O Jardim da Esperança, Jogo da Alta-Roda, Mulher Que Segue à Frente, X-Men: Fénix Negra, IT – Capítulo Dois e Ava. Em finais de 2021 será vista em The Eyes of Tammy Faye [trad. lit. Os Olhos de Tammy Faye] e The Forgiven [trad. lit. Os Absolvidos].

Tradução: Adelaide Cabral

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