Dificuldade em dormir no avião? 4 elementos essenciais que fazem "knockout"

Para uns é a coisa mais fácil do mundo: ainda nem o avião levantou voo e já estão a dormir. Para outros, é um total pesadelo. Saiba que ter estas quatro coisas pode levá-la a adormecer profundamente.

Foto: Getty Images
23 de maio de 2024 às 07:00 Safiya Ayoob / Com Rita Silva Avelar

Quem nunca se preparou para uma viagem longa, metalizando-se que, dormindo, o tempo passará mais rápido e chegará com mais energia no país destino? Mas, para alguns, tudo corre mal quando chega realmente a hora de voar e não se consegue pregar olho. Mexemos aqui, levantamos o pé ali, encostamos a cabeça acolá, mas mesmo depois de rebolarmos no lugar, o sono não chega. Bem, afinal existem algumas coisas que podemos fazer de forma a alcançarmos o tão desejado sonho. Martin Seeley, CEO e sleep expert da MattressNextDay, conta à Glamour UK que existem alguns artigos que podemos levar na nossa bagagem de mão que irão facilitar o processo. 

O primeiro artigo é algo que pode passar de lado - umas meias de algodão confortáveis. Porquê? Dormimos melhor quando temos os pés quentes e sendo que iremos estar a mais de 35 mil metros de altura, o ar tende sempre a ser mais frio dentro do avião. Segundo um estudo recente, em que o foco era os efeitos dos pés com meias sobre a qualidade do sono, foi possível perceber que manter os pés quentes através do uso de meias de dormir pode melhorar radicalmente a qualidade do sono. Por isso, é recomendado ter sempre um par pronto para ser usado assim que estiver pronto para dormir.

Depois dos pés, passamos aos olhos. Segundo a Healthline, a exposição à luz durante o sono dificulta ao cérebro o acesso a um sono mais profundo. Quanto mais superficial ou leve for o sono durante a noite, mais as oscilações cerebrais (atividade) que permitem chegar a fases mais profundas do sono são afetadas negativamente. Por isso mesmo, Seeley recomenda que tenhamos sempre uma venda quando viajamos, como forma de ajudar a filtrar as luzes dos ecrãs, das janelas abertas, das luzes de leitura ou até mesmo a da cabine.

PUB

Continuando com os itens que nos escondem do que está à volta, temos os auscultadores com cancelamento de ruído. Segundo a Nodpod, um website com especialização no sono, um ambiente silencioso é mais propício a um bom sono, uma vez que o ruído noturno tem o potencial de provocar um pico nos níveis de adrenalina e cortisol, bem como um aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial. Todos sabemos que o avião não é o lugar mais silencioso de sempre, por isso é que é muito importante conseguirmos ter um dispositivo que consiga mesmo reduzir o som à nossa volta de forma a garantir que tenhamos um bom sono. 

O quatro e último artigo recomendado é uma almofada de viagem de espuma viscoelástica. Esta irá permitir que consigamos ter uma posição mais confortável na parte de cima do nosso corpo. Conseguirmos que os nossos pescoços fiquem mais confortáveis enquanto tentamos adormecer é sempre uma mais-valia. Seely deixa uma sugestão caso a almofada não seja uma opção - experimente usar um cachecol grande num material macio como a caxemira, que pode ser dobrado como uma almofada improvisada para o voo.

leia também

5 coisas que nunca devemos fazer ao cabelo antes de dormir

Ninguém disse que era fácil ser uma Bela Adormecida dos tempos modernos, e acordar com o cabelo tão impecável quanto ela. Princesas contemporâneas, saibam tudo aquilo que não devem fazer antes de dormir para acordarem com um cabelo saudável e, já agora, dormir melhor.

PUB
PUB