Receita de Luísa Villar, do Mesaluisa: Galinha Árabe
Sem ideias para a ceia de Natal? De programa de televisão para livro, Luísa Villar viajou até ao passado para descobrir as melhores receitas tradicionais portuguesas. Aprenda a fazer esta receita, baseada no tradicional livro de Isalita.

Ingredientes:
- 1 frango

- 1 cebola
- 1 molho de salsa
- 1 rama de aipo

- 1 cenoura
- Manteiga q.b.
- 200 g de amêndoas palitadas

- 200 g de corintos
- 500 g de arroz vaporizado
- Sal q.b.

Confeção:
Liga-se o forno a 180 °C.
Numa panela coloca-se a cebola, o ramo de salsa, o aipo e a cenoura, junta-se o frango, um fio de azeite e água. Tempera-se com sal e pimenta e deixa-se cozer durante uma hora.

Quando o frango estiver cozinhado, trincha-se e desossa-se, reservando-se o caldo da cozedura. Numa frigideira derrete-se a manteiga e frita-se as amêndoas até estarem douradas.
Colocam-se num passador, a escorrer a manteiga para um tacho.
Derrete-se mais um pouco de manteiga na mesma frigideira e fritam-se as passas (atenção para não as deixar queimar). Quando incharem estão prontas.
Põem-se a escorrer no passador juntamente com as amêndoas para a manteiga escorrer junto da outra que já lá está.
Cortam-se as cebolas em rodelas muito finas e salteiam-se em manteiga até ficarem louras. Escorrem-se no passador e junta-se a manteiga às manteigas já no tacho.
Neste tacho, com as três manteigas, frita-se o arroz e junta-se o caldo (uma vez e meia a quantidade de arroz). Assim que levantar fervura tapa-se e leva-se ao forno pré aquecido a 180 °C.
Quando o arroz estiver pronto, emprata-se numa travessa, colocando primeiro a galinha trinchada, depois a cebola, o arroz a cobrir e, por fim, as passas e as amêndoas.

