Marina Abramović e Massimo Dutti na Miami Art Week 2024
Esta colaboração tem a forma de um livro – "Nomadic Journey and Spirit of Places" – e de uma exposição, com o mesmo nome, que abre portas no Faena Hotel de Miami, entre os dias 3 e 8 de dezembro. Um convite para entrar na mente criativa desta famosa e polémica artista sérvia.
A artista performativa Marina Abramovic uniu-se à Massimo Dutti para lançar o livro Nomadic Journey and Spirit of Places, que regista a sua vida nómada e a evolução artística, combinando material de arquivo, poesia e reflexões pessoais. A colaboração culmina com uma exposição no icónico Faena Hotel de Miami, uma referência cultural durante a Miami Art Week. Nomadic Journey convida os visitantes a entrar na mente criativa desta artista sérvia.


Esta publicação oferece uma visão rara e intimista do processo criativo de Abramovic, apresentando os seus cadernos de hotel e residências temporárias como espaços de reflexão artística. Com um desenho cuidado e produzido em papel de elevada qualidade, o material de arquivo apresenta-se no seu tamanho original, configurando um acesso sem precedentes ao universo de Marina. Um universo que a artista leva consigo para onde quer que vá: "A minha casa estava onde quer que eu fosse, porque a minha casa era o meu próprio corpo", garante.

A mostra, que abrirá as suas portas entre os dias 3 a 8 de dezembro, no Faena Hotel de Miami, mostrará uma perspetiva singular das experiências que moldaram o trajeto artístico de Abramovic. A escolha do Faena Art, no hotel com o mesmo nome, como sede desta exposição não foi casuística. Esta organização sem fins lucrativos, dedica-se a produzir e albergar experiências artísticas multidisciplinares, e atua como um catalisador de práticas inovadoras. O Faena Art transcende as barreiras tradicionais da arte, da ciência, da filosofia e da interação social, levando a arte a todos. Como de resto Marina Abramovic sempre fez.


Apelidada como "a madrinha da arte performática", esta artista sérvia está, há mais de 40 anos, no topo do mundo artístico, com uma obra que explora a relação entre o artista e o seu público. Em 2010, a sua retrospetiva no MoMA, The Artist is Present, onde passou mais de 700 horas em silêncio frente aos visitantes, constitui um marco da sua carreira. Além disso, todos os anos reflete sobre a sua vida e obra através de uma peça intitulada Biography.

Irving Penn: A arte minimalista de imortalizar o efémero
A Máxima foi à Corunha conhecer a mostra "Irving Penn: Centennial" - uma celebração à obra de um dos mestres da fotografia que redefiniu a moda e a arte, agora acessível a todos na Fundação Marta Ortega Pérez. Para nos ajudar a perceber a mente brilhante que era a do fotógrafo norte-americano, o curador da exposição, Jeff L. Rosenheim, contou-nos os detalhes in loco.
O que veste Marta Ortega, a herdeira da Zara
Com uma boa dose de peças de marcas do grupo Inditex a dominar o seu guarda-roupa, veja como Marta Ortega mistura peças de design com marcas low-cost.
Fomos experimentar o novo estúdio de pilates em Lisboa
Chama-se The Reformer Lab e abriu recentemente na Avenida 24 de Julho. Apresenta-se como sendo um espaço dedicado ao fitness, beleza e bem-estar, com um espaço de café e uma iniciativa inovadora com a cabine de LED.
Massimo Dutti Studio. Um manifesto de sofisticação
Qualidade, sensibilidade de estilo e exclusividade são os compromissos da nova da linha da marca do grupo Inditex, que detém outros nomes como Zara ou Bershka.
Alessandra Montagne, quem é a chef à frente de um dos restaurantes do Museu do Louvre, que tem um menu em Lisboa?
Nascida no Rio de Janeiro, Alessandra Montagne tornou-se uma estrela em Paris, onde dirige dois espaços seus e se prepara para abrir o primeiro restaurante do Museu do Louvre. Desde novembro, no Cícero Bistrot, em Lisboa, é possível saborear os menus com a sua assinatura.