Prazeres

Desperdício zero. Se um chef consegue, nós não conseguimos porquê?

Como aproveitar ao máximo os alimentos? Um chef ensina-nos a cozinhar com ingredientes saudáveis, evitando o desperdício, e exemplifica com duas receitas deliciosas.

A carregar o vídeo ...
05 de março de 2021 | Rita Silva Avelar

"Desperdício zero: Aproveitar ao máximo os alimentos"

Sopa de bróculos

Serve 4 a 6 pessoas

Dificuldade: fácil

Leia também

Tempo: 10 min de preparação + 15 min de cozedura

Ingredientes:

1 cebola média, sem pele e picada grosseiramente

3 dentes de alho, sem pele, inteiros

Leia também

1 courgette

20g de salsa

1kg de bróculos

1 litro de caldo de legumes

Leia também

Azeite q.b.

Louro e tomilho

Como fazer:

Ao fazer sopa de bróculos, há que escolher bem estes incríveis vegetais, a rama tem que estar rija, de forma a garantir frescura e sabor e todos os nutrientes.

Leia também

Comece por refogar a cebola e o alho durante 5 minutos, sem queimar, juntando o louro e o tomilho. Junte agora a courgette cortada em pedaços do mesmo tamanho de forma a que tenham mesmo tempo de cozedura. Tal vai ajudar a manter os nutrientes remanescentes depois da cozedura. É importante respeitar os tempos de cozedura dos alimentos.

Separe as flores dos bróculos do talo, e reserve as mais pequenas flores para decorar o prato no final. Numa pequena panela, coza com água estas pequenas flores 6 a 8 minutos deixando-as ainda rijos, o famoso "al dente".

Corte os talos em tamanho menor, pois são mais rijos e demoram mais tempo a cozinhar. Caso queira dar outro aproveitamento, pode usa-los para fazer um arroz de brócolos. Terá que os picar finamente à mão com uma faca ou então num robot de cozinha.

Junte finalmente a água a ferver e deixe cozinhar uns 15 minutos, a fervilhar. Retire agora o louro e o tomilho, junte a salsa e triture tudo muito bem;

Sirva esta deliciosa e nutritiva sopa sem desperdício com as flores de bróculos e um fio de azeite.

Sopa de bróculos
Sopa de bróculos

Arroz de couve flor

Serve 4 pessoas

Dificuldade: fácil

Tempo: 15 minutos

Ingredientes:

1 couve flor

1\2 cebola

2 dentes de alho

Azeite q.b.

1 folha de louro

Como fazer:

Lave bem a couve flor e pique-a com uma faca ou com um robot de cozinha. Numa frigideira com o azeite, salteie a cebola e o alho e deixe cozinhar 5 min sem ganhar cor, deve usar a tampa e o lume deve ser médio baixo, de forma a que a cebola esteja translúcida.

Adicione a couve flor ralada e salteie tudo entre 45 segundos a um minuto, no fundo até estar quente. Prove a textura e ajuste temperos. Se preferir, pode cozinhar mais uns dois minutos;

Sirva assim este arroz vegetal, branco, que poderia ser de tomate, ou de coentros… é só aproveitar o que tem no frigorífico.

Arroz de couve flor
Arroz de couve flor

Vídeo: Statement.pt

Saiba mais Chef, Nuno Queiroz, Proteínas, Mediterra, Dieta Mediterrânica, Planeta, Consumo
Mais Lidas
Televisão Halston, o homem que inventou a moda americana

Foi o rei da Nova Iorque dos anos 70, quando mulheres como Jackie Kennedy ou Bianca Jagger não dispensavam as suas criações, tão minimalistas como sensuais. Halston inspirou uma minissérie da Netflix, com Ewan McGregor no principal papel.