Iris Law, filha de Jude Law e Sadie Frost, rosto da nova campanha da Sisley
A jovem modelo e Xavier Serrano são os rostos da nova campanha da Sisley. Descontraída, esta coleção primavera-verão desafia-nos a arriscar sem medos, entrar na próxima estação com tudo, e a revelar a sensualidade através da roupa. Fomos a Milão descobri-la.

Sexy, poderosa e, no entanto, confortável, fazendo jus à tradição da Sisley - assim se pode definir a coleção primavera-verão 2023, "Laws of Attraction", apresentada na pré-abertura da Semana da Moda de Milão. Em conversa com a Máxima, a managing director da marca, Francesca Svab, explica que o objetivo é precisamente esse: "Conciliar elegância e conforto. Esta roupa pode ser usada numa vasta gama de situações, tanto de dia como de noite, porque o que queremos é que as pessoas se sintam bem consigo próprias, e sedutoras, quer saiam para trabalhar ou para estar com amigos". Na origem do título da coleção está o próprio ADN da Sisley, que se tornou famoso na década de 1990 com a introdução de temas e imagens transgressoras para a época, como as questões de género. Uma herança que Francesca assume com gosto: "Procuramos que esta campanha seja sensual e que convide as pessoas a afirmarem o seu lado mais sedutor, mas não de forma explícita ou pornográfica."

Esta mensagem é interpretada pelos modelos Iris Law, britânica (filha dos atores Jude Law e Sadie Frost) e Xavier Serrano, espanhol, fotografados por Drew Vickers. Francesca Svab não poderia estar mais satisfeita com o resultado final: "Entre os três criou-se um clima de grande cumplicidade, que transmite muito bem a imagem de poder e confiança que queremos passar ao nosso potencial cliente." Aos 22 anos, Iris Law, que já trabalhou para marcas como a Burberry, Versace ou Alexandre Vauthier, quer demonstrar que, mais do que a filha dos seus famosos pais, é, como frisa Francesca Svab, "uma jovem cheia de carácter e força", capaz de "inspirar outras mulheres". Para sublinhar essa mensagem de empoderamento feminino, a Sisley lançou, na festa de apresentação da nova coleção, uma instalação em que uma escultura hiper-realista de Iris, vestida com um little black dress, domina uma limusine. "Esta relação com o mundo das artes é também muito cara à Sisley. Sempre o fizemos, através da fotografia, agora promovemos este objeto 3D que cruza várias linguagens."


Sem ser casual, esta coleção aposta, no entanto, na descontração. Para mulher encontramos tops curtos, vestidos com pormenores recortados e peças desportivas distintas para combinar com calças ou saias largas e com racha. Esta diversidade, que permite um vasto leque de combinações, estende-se à escolha dos materiais e à paleta cromática, que inclui os tecidos de acetato fluido em tons praticamente fluorescentes, como o laranja e o fúcsia, bem como "all-black" ou ainda o limão neon e lavanda "sorbet". A inspiração nos anos 90 não é dissimulada, já que encontramos tons e brilhos metálicos a lembrar as peças da série de TV, Euphoria, ou de filmes de culto como O Quinto Elemento ou Matrix. Esta coleção inclui vários clássicos reinterpretados como os jeans ligeiramente desbotados com cintura subida e anca arredondada, blusões e calças de couro ecológico ou vestidos que deslizam sobre o corpo, com aberturas, em novos estampados tie dye ou pixel floral. No fundo, trata-se de apostar numa feminilidade ousada, assertiva e elegante, de que a modelo portuguesa Luisinha Oliveira foi um bom exemplo na festa da Sisley, em Milão.

Na coleção de homem, também as peças descontraídas são a regra, com linhas suaves e confortáveis, numa espécie de regresso ao estilo baggy dos anos 90, mas com uma atitude dinâmica. Preto, branco giz e azul Klein são as cores dos fatos tão elegantes como descontraídos. Nas peças mais vocacionadas para o lazer, temos peças desestruturadas como blusões, calções cargo e calças largas e leves. Minimalista e fácil de usar, esta é uma moda para o dia a dia, com camisas e camisolas clássicas (como é o caso dos polos) com riscas ou estampados florais. Salva e verde-azeitona, bege e terracota, areia e branco são as cores dominantes em muitas peças "tech-wear", como corta-ventos e impermeáveis.


Para responder aos desafios dos tempos que vivemos, Francesca Svab assegura que a Sisley está na indústria da moda com uma atitude responsável. Antes de mais, em matéria de sustentabilidade: "A Sisley está muito comprometida com o respeito pelo ambiente. Por um lado, temos muito cuidado com a qualidade para que as nossas peças sejam de longa duração, por outro, procuramos que os nossos métodos de fabrico e escolha de matérias-primas (do algodão ao couro ecológico) conduzam efetivamente à redução da nossa pegada ecológica."


Moda, Tendências, Celebridades, Iris Law, Sisley
Alba Baptista, Mia Goth e Kylie Minogue no jantar da Miu Miu, em Paris
A marca de Miuccia Prada apresentou em Milão uma coleção feita à sua imagem, entre a irreverência da juventude (sair sem calças passou a ser uma opção) e a experiência de quem cria tendência há 20 anos. Para celebrar, nada melhor do que um jantar com algumas das melhores cúmplices da Miu Miu - todas vestidas a rigor, claro.
De Victoria Beckham a Kate Moss, as imagens do último adeus a Vivienne Westwood
Várias personalidades ligadas à Moda, ao Cinema e à música despediram-se em Londres da designer britânica. A cerimónia especial aconteceu em Londres.
Deva Cassel e Iris Law: duas musas e as suas campanhas de outono/inverno
Uma para a Sisley, a outra para a Zara, estas power girls vestem as peças do outono/inverno que também queremos.