Disco denim. Como lavar os jeans com brilhantes do momento?
Todas as estações a Moda nos põe à prova: há sempre um item que queremos ter no guarda-roupa, mas que apresenta desafios de sobrevivência a longo prazo. Desta feita são os jeans adornados com brilhantes. Será que sobrevivem a este inverno?

Poucos looks são mais chamativos que ganga aliada ao brilho: é um statement. É uma das tendências assumidas da estação, seja em jeans à boca de sino, como blusões ou carteiras clutch, o glitter assume-se como parte fundamental dos looks festivos. E é para usar com confiança e firmeza. Recordando alguns looks icónicos, peças com tecidos brilhantes - seja glitter ou lantejoulas - sempre estiveram in: quem se recorda do vestido que Paris Hilton usou no seu 21º aniversário (normalmente uma idade muito celebrada no EUA), e que mais tarde foi recriado pela Kendall Jenner na sua celebração?


Da Zara à Maje, assistimos agora, e sobretudo, ao lançamento de looks completos em denim adornados com brilhantes.

Vestir é facil, mas lavar? Existem cuidados específicos que existem para este tipo de roupa, pois não queremos danificar os brilhos. Perderia a graça toda se retirássemos da máquina aquela peça que acabámos de comprar, sem vestígios daquilo que lhe dava personalidade.


Se optar pela máquina de lavar roupa, Angela Vlam, proprietária de Zahira Crytals, aconselha o seguinte, no seu website: virar a roupa do avesso, como forma de proteger não só a peça em questão, mas as restantes; se tiver uma mancha, não utilize produtos de pré-lavagem, esfregue suavemente a área com água morna e detergente de roupa para ajudar na remoção; se a peça for pequena, deverá colocá-la num saco de roupa delicada como forma de a proteger. Para finalizar, a roupa deverá ser lavada em água fria, para que a cola fique intacta. Certifique-se que escolheu o ciclo delicado, para não centrifugar muito.




Por outro lado, se optar pela versão old school (a mais segura), lavar à mão, Vlam aconselha igualmente virar a roupa do avesso, como forma de preservar ainda mais a peça; utilização de água fria e de um sabão neutro, algo sem corantes e químicos adicionais. Torcer ou apertar está fora de questão, em vez disso agite a roupa na água e vire-as algumas vezes, repetindo os passos até que a água fique limpa. Por fim, deverá pressionar a roupa levemente como forma de retirar a água que se encontra em excesso.


