GRACE. Será esta a próxima marca portuguesa a conquistar as it-girls?
A nova aventura do designer e ex-apresentador Nuno Tiago e da sócia Sandra de Melo conta, até agora, com quatro coleções-cápsula, todas elas com peças versáteis, elegantes e divertidas.
Foto: G.R.A.C.E Fashion Brand19 de janeiro de 2023 às 07:00 Ana Filipa Damião
G.R.A.C.E nasceu da amizade de longa data do designer demoda Nuno Tiago, autor da famosa rubrica Polícia da Moda, e da sua musa e amiga, Sandra de Melo. A história da dupla remonta aos anos 90, altura em que o criador estava a dar os primeiros passos na sua carreira e se inspirava na amiga para as suas criações. Passados trinta anos, o que começou como uma brincadeira realiza-se com uma marca de roupa que será certamente cobiçada por quem segue as tendências de perto, entre elas as celebridades portuguesas.
Aliando o know how do designer e a visão de Sandra, GRACE veste com orgulho o conceito wear it with sneakers or with high heels - a ideia é que qualquer peça de vestuário seja facilmente coordenada com ténis, sabrinas ou sapatos de salto alto. Trata-se de uma marca verdadeiramente versátil, feminina, elegante e divertida, sem nunca descurar o conforto. Destaca-se pelos materiais de qualidade, de produtores e fornecedores locais sempre que possível, estampagens exclusivas e inspiração vintage.
Numa ótica de sustentabilidade, Nuno e Sandra escolheram criar apenas coleções cápsula, conforme a necessidade e a relevância, não se subjugando às estações do ano. Curiosamente, o nome surge de um acrónimo referente aos seus valores: genuína, responsável, autêntica, confortável e elegante.
De momento, conta com quatro coleções, cada uma com uma estética singular: The Beginning foi a primeira de todas, inspirada no desabrochar das flores; por sua vez, World Party tem como base diferentes cidades do mundo, numa vibe muito urbana e de festa; a Back to the 70´s revisita a famosa década de um ponto de vista mais atual com silhuetas oversize e mistura de padrões. Por fim, o par criou uma coleção somente de corpetes, um must have no guarda-roupa.
Aliando a estética contemporânea a antigas técnicas artesanais, a Atumuta Studio promove uma visão sustentável do que poderá vir a ser o futuro da indústria da Moda. Conversa com Raquel Santos, designer e criadora da marca.
A coleção 'Flowers and Birds' mantém a estética minimalista e a intemporalidade que tanto caracterizam esta marca de slow fashion, criada por Patrícia Gouveia.
Esta história dava um belo filme, mas dos que têm final feliz. Começa na serra, continua num sanatório em ruínas transformado em hotel, e culmina numa fábrica têxtil falida que renasce, com o saber fazer português e a sustentabilidade como bandeiras. Agora acaba de chegar ao Chiado, a Woolclopedia, a primeira coleção de Moda da Burel Factory, que é com saltitar numa montanha de lã colorida.
A contrariar a tendência de que o calor pede por cores mais neutras, a nova coleção Triumph x Wildehouse surge no lado mais colorido do arco-íris, recheada de padrões geométricos e outros mais abstratos, sem esquecer a sustentabilidade.