Coleção Métiers d’art 2020/21: Chanel fecha o ano numa ode ao feminismo renascentista
A maison francesa apresentou na última quinta, 3, o filme da coleção “Le Château des Dames” 2020/21, tendo como cenário o belo Château de Chenonceau, no Vale de Loire em França, e como única convidada a atriz Kristen Stewart.
Num ano em tudo atípico, a Chanel apresentou o último grande desfile da temporada sem audiência, à exceção de Kristen Stewart, e com transmissão online. A coleção Métiers d’art "Le Château des Dames" 2020/21 foi apresentada a partir do Château de Chenonceau, também conhecido como Château das Sete Damas, obra arquitetónica do Renascimento, onde Virginie Viard encontrou todo o empoderamento feminino de que precisava.
Foi uma decisão deliberada, aliás uma escolha "óbvia" que a diretora artística de moda da Casa tomou quando encontrou neste ambiente um símbolo do poder feminino. "Foi projetado e vivido por mulheres, incluindo Diane de Poitiers e Catherine de' Medici. É um castelo à escala humana. E o emblema de Catherine de' Medici era um monograma composto por dois C’s entrelaçados, assim como o da Chanel", confidencia em comunicado. "Não sabemos se a Coco [Chanel] foi diretamente inspirada por ela, mas é altamente provável porque ela admirava imenso as mulheres da Renascença".
As tendências apresentadas refletem tanto o glamour da nobreza renascentista francesa como a linha arquitetónica do próprio castelo, refletido em padrões de xadrez, tweed ou bordados florais. Os tons seguem uma linha monocromática, maioritariamente pretos e brancos. Entre as peças com mais destaque, e para além dos vestidos com pormenores góticos, dominados pelopretos, vimos saias em lantejoulas ou tailleurs, tudo em tamanho mini; mas também as leggings, muito presentes em todo o desfile, coloridas e brilhantes. Como acessórios aparecem os tradicionais modelos bicolores, desta vez em modo cintilante, mas também brincos megalómanos e chokers que são um statement. Uma coleção jovem e prática, onde o contexto histórico alia o romântico a um toque rock.








Há pelo menos três signos que não vão ter um ano favorável e estas são as razões que o explicam.
A hashtag #VermelhoemBelem explodiu no Twitter nas últimas 24 horas, tudo depois de um comentário de André Ventura sobre Marisa Matias utilizar batom vermelho.
A par do lançamento do seu novo livro, onde cruza milhares de dados, Paulo Cardoso faz uma antevisão do que os astros reservam a cada signo ao longo do próximo ano.
A irreverência também existe na realeza e a mulher de Alberto II do Mónaco veio lembrar-nos disso mesmo. O seu novo corte de cabelo surpreendeu toda a gente — e ainda bem, mas já muitas outras princesas e rainhas o fizeram.