Exercício físico na gravidez. O que realmente pode e não pode fazer
É uma das preocupações mais comuns de quem espera um bebé e é fácil perceber porquê. Dois especialistas esclarecem mitos e oferecem as melhores soluções.
O ser humano vive para comunicar, partilhar informações, sensações ou até experiências, mas a facilidade de comunicação não é igual para todos. A dificuldade linguística – alteração no processo de desenvolvimento da expressão e compreensão do material verbal e/ou escrito – nas crianças é um tema que merece uma atenção especial. Com isso em mente, foi criada a Oficina dos Sons, um projeto da JUNITEC (Junior Empresa do Instituto Superior Técnico) que visa auxiliar as crianças com dificuldades no desenvolvimento da linguagem, em particular do primeiro ciclo. Trata-se, no fundo, de um jogo didático.
A comunicação é um marco essencial no crescimento infantil, e qualquer obstáculo neste processo pode impactá-la significativamente, pois afeta a interação social. À Máxima, Isabel Abranches Pinto, terapeuta da fala, refere que "os principais desafios enfrentados pelas crianças com dificuldades linguísticas prendem-se com a audição, articulação e perceção de sons. As crianças que recorrem à tradicional terapia da fala para ultrapassar estes desafios são muitas vezes envolvidas em exercícios repetitivos e pouco apelativos que, após um dia de aulas, não lhes capta a atenção, acabando por tornar a terapia pouco eficiente."
É de destacar que, segundo um artigo publicado em 2022 por Ferreira et al, pela Universidade do Minho, 34.16% de crianças apresentam perturbações da fala e ou linguagem, um número bastante alto tendo em conta o número de população que Portugal apresenta.
"A Oficina dos Sons – uma plataforma online gratuita e acessível a todos – responde totalmente ao compromisso a que nos propusemos inicialmente de criar uma ferramenta que ajudasse todas as crianças com dificuldades linguísticas a identificar e discriminar diferentes fonemas de forma lúdica para promover o seu sucesso no processo educacional", acrescenta Isabel Abranches Pinto.
Na aprendizagem da leitura, o primeiro obstáculo que os alunos enfrentam é a identificação das letras que compõem o alfabeto e a aprendizagem do som que corresponde a cada uma delas (fonema). No jogo é possível observar exercícios que implicam, não só a leitura por parte da criança, como o entendimento sonoro da palavra em questão.
Isabel Abranches Pinto conclui afirmando que "estando disponível online e de forma gratuita (o jogo), a Oficina dos Sons não só democratiza o acesso às terapias da fala a um maior número de crianças como ainda dá oportunidade às crianças (que frequentam terapias) de continuarem os seus exercícios fora do contexto da consulta."